terça-feira, 19 de março de 2013

uma perspectiva bíblica do papado

O-Cabeça-da-Igreja-Spurgeon-capa (1)Por John MacArthur

Um dos principais catalisadores do início da Reforma Protestante foi um livro de Jan Hus, um cristão da Boêmia que precedeu Martinho Lutero cerca de um século. O livro foi De Ecclesia (A Igreja), e um dos pontos mais profundos de Hus foi proclamado no título de seu quarto capítulo: “Cristo, o único cabeça da Igreja”.

Hus escreveu: “Nem o papa, nem os cardeais são cabeça de todo o corpo santo, universal e católico da [isto é, verdadeira] igreja. Para nós Cristo é o cabeça da igreja. A candura de Hus lhe custou a vida. Ele foi declarado herege e queimado na fogueira em 1415.

Como chefe da Igreja Católica Romana, o papa é muitas vezes chamado de “Santo Padre” e “Vigário de Cristo”, nomes e funções que se aplicam somente a Deus. Ele afirma ter a capacidade de falar ex cathedra, exercendo infalibilidade divina para adicionar e aumentar a Escritura (Ap 22.18). Ele exerce a autoridade, não-bíblica e profana sobre seus seguidores, usurpando a liderança de Cristo e pervertendo a obra do Espírito Santo.

Os reformadores entenderam a declaração “ex cathedra” como uma ousadia descarada. Martinho Lutero escreveu a um amigo: “Nós temos aqui a convicção de que o papado é a sede do verdadeiro e real Anticristo… Pessoalmente, declaro que devo ao Papa a mesma obediência a que devo ao Anticristo.”

Em sua Institutas da Religião Cristã , João Calvino disse:

A alguns parecemos demasiadamente maledicentes e insultuosos quando chamamos Anticristo ao pontífice romano. Aqueles, porém, que sentem isto não se dão conta de que estão a censurar a Paulo de descomedimento de linguagem, porque falamos de acordo com o que ele falou. E para que alguém não objete, dizendo que torcemos indevidamente as palavras de Paulo em relação ao pontífice romano, as quais dizem respeito a outrem, mostrarei em termos breves que não podem ser entendidas de outra forma senão a respeito do papado. (Livro IV, capítulo VII).

As palavras de Paulo que Calvino se refere estão registradas em 2Tessalonicenses, onde o apóstolo descreveu a vinda do Anticristo “o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus” (2Ts 2.4).

Esse mesmo entendimento foi posteriormente refletido na Confissão de Fé de Westminster, que diz: “Não há outro Cabeça da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo. Nem o Papa de Roma, em qualquer sentido, é o cabeça dela, mas ele é aquele anticristo, aquele homem do pecado e filho da perdição que se exalta na Igreja contra Cristo e contra tudo que se chama Deus “(25,6).

Isso não quer dizer que o papa seja o último Anticristo (1Jo 2.18). Como o  puritano americano Cotton Mather escreveu em A Queda de Babilônia : “Os oráculos de Deus predizem o surgimento de um Anticristo [ou seja, uma ou mais anticristos que personificam o espírito do Anticristo] na igreja cristã. E no Papa de Roma, todas as características de que o Anticristo são tão maravilhosamente respondidos que, se qualquer um que ler as Escrituras não vê-lo, há uma cegueira maravilhosa sobre eles. “

Em um sermão intitulado “Cristo Glorificado”, Spurgeon disse:

Cristo não redimiu Sua igreja com o Seu sangue para que o papa pudesse entrar e roubar a glória. O Papa nunca veio do céu para a terra e derramou seu coração para que Ele possa comprar o seu povo, de modo que um pobre pecador, um homem simples possa ser definido em alta admiração por todas as nações e de se chamar o representante de Deus na terra! Cristo sempre foi o cabeça de Sua igreja.

Em 1Timóteo 2.5, Paulo disse: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” O papa assumiu para si uma posição de autoridade que pertence somente a Cristo.

John MacArthur Jr.

http://www.gty.org/blog/B130226

0 comentários:

Postar um comentário