quinta-feira, 12 de maio de 2011

Não Desista de um Milagre de Deus em sua Família - Mateus 15.21-28


O mundo em que vivemos é um mar de lágrimas. A cada dia que passa cresce o número de famílias em crise. Aliás, é possível notar que os problemas são diversos e assustadores. Algumas famílias sofrem com o desemprego, outras sofrem com a violência, com o vício ou com a falta de perdão. Sem dizer que, em alguns lares as lágrimas têm sido o alimento dia e noite, devido à enfermidade de um membro querido. Na verdade, o sofrimento é inevitável, e muitas vezes colhemos as conseqüências de nossos atos pecaminosos. Diante de tudo isto, surge uma pergunta inquietante, o que fazer quando a nossa família está em perigo? O que fazer quando tudo parece perdido? O que fazer quando o sofrimento invade o nosso lar?

No evangelho de Mateus 15.21-28, encontramos uma preciosa lição de perseverança. O texto nos mostra que a melhor decisão a tomar quando a família está ameaçada pelo sofrimento é buscar aquele que pode dar um basta em nossas lágrimas.
“E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada.”
Aquela mãe foi até Jesus porque estava preocupada com sua filha. Ela tinha um problema aparentemente insolúvel. A filha estava horrivelmente endemoniada. Ela necessitava de algo que a sociedade não podia fornecer.
Diante das maiores aflições de nossa vida a melhor decisão é buscar a presença de Jesus Cristo. Somente Ele pode reverter o quadro da desilusão e das impossibilidades.
Todavia, a resposta do Senhor estava longe de encorajá-la: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” (Mt 15.26). Jesus já havia chamado a atenção da mulher para o fato de que Ele não havia sido enviado aos de fora de Israel (v. 24). No mesmo sentido, Ele diz que não seria justo dar as bênçãos “dos filhos” àqueles que não fazem parte de Israel.
Entretanto, aquela mãe desesperada transforma a aparente reprovação numa razão para otimismo (Mt 15.27). “Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.” Então Jesus respondeu e lhe disse:  “Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres”. E daquele momento em diante sua filha ficou curada. O amor divino é tão infinito e maravilhoso que chega a louvar um ser humano por exercer um dom - neste caso, a fé (Ef 2.8). 
Aquela mãe não apenas teve seu pedido atendido, mas teve, também, sua fé exaltada. Sua filha foi liberta e sua fé foi elogiada. Aquela mãe voltou para a sua casa aliviada e encontrou a filha liberta. Ela perseverou,  adorou,  rogou e prevaleceu.
Portanto, não desista de um milagre de Deus em sua família. Sigamos o exemplo desta mãe Cananéia e apresentemos todos aqueles de nossa família que necessitam de um milagre. Pode ser que tenhamos de esperar por longos anos. Pode parecer que estamos orando em vão, e intercedendo sem qualquer proveito.  Todavia,  o Senhor Deus está atento ao nosso sofrimento, e no Senhor, nossa vitória é certa.  Não desista!
Rev.  Jocarli Junior

0 comentários:

Postar um comentário