sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Construtores de Lares

Se o Senhor não edificar a casa... (Sl 127.1)



Alguém já disse que a beleza de uma casa não está na cor das paredes, no arranjo sobre as mesas, na disposição dos móveis. A beleza de uma casa está nas pessoas que moram nela. Construir uma casa, num certo sentido, pode até ser fácil. Mas, para construir um lar requer atitudes.



O Pastor Gilson Bifano do Ministério Oykos nos dá algumas dicas para construirmos diariamente um lar harmonioso, vejamos:


·        Alegria. Ao demonstrarmos alegria e contentamento quando o pai, mãe, filho ou cônjuge retornam a casa depois de um dia de trabalho ou de estudos, estamos construindo lares. (Gn 46.29).
·        Perdão. Quando perdoamos um membro da família, que através de uma palavra ou uma atitude tenha nos machucado, estamos construindo lares. (Gn 50.20).
·        Elogio. Quando elogiamos o nosso cônjuge e dizemos que nos sentimos felizes ao seu lado, estamos construindo lares harmoniosos. (Rt 3.11; PV 32.28-31).
·        Cuidado. Quando acordamos para cobrir nossos filhos e verificar se tudo está em ordem, estamos construindo lares. (Êx 2.2).
·        Prioridade. Quando desligamos a televisão e dedicamos atenção aos nossos filhos e brincamos com eles, estamos construindo lares. (Dt 6.6,7).

·        Amor. Quando nos abraçamos mutuamente e declaramos nosso amor, estamos construindo lares. (Ct 7.9-13).
·        Piedade. Quando nos reunimos para orar e ler a Palavra de Deus, estamos construindo lares. (PV. 14.26,27).
·        Comunhão. Quando sentamos, como família, ao redor da mesa para almoçar ou jantar, estamos construindo lares. (Sl 128.3,4).
·        Influência. Quando andamos de mãos dadas com nosso esposo ou esposa, estamos construindo lares e influenciando positivamente nossos filhos.

Um Lar Feliz Depende das Bênçãos de Deus

 O Salmo 127.1 pode ser assim entendido: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a edificam”. De nada adianta edificar uma casa de tijolos, se o Senhor não construir um lar de pessoas.

Salomão nos ensina um principio fundamental: você pode construir uma casa, você pode vigiar a cidade, você pode trabalhar diariamente, mas tudo isso será inútil a menos que Deus abençoe seus esforços. Para o salmista, Deus deve ser a nossa prioridade! Tudo o que alcançamos é uma dádiva do Altíssimo.

É irônico ler essas orientações de um homem que não aplicou esses conselhos em sua própria vida. Embora, Salomão não vivesse aquilo que ensinava, seus conselhos são verdadeiros.

Um provérbio alemão expressa essa verdade com a seguinte frase, “Muitas crianças fazem muitas orações e muitas orações trazem muitas bênçãos” (citado por C. H. Spurgeon, A Treasury of David [Baker],VII:40).

Conclusão:
A vontade de Deus é que estejamos mais preocupados em edificar lares do que casas. Muitos casais, em nossas próprias Igrejas, estão mais preocupados em construir e mobiliar casas, mas não vivem a vida conjugal e familiar que agrada a Deus e faz dela um lar. Billy Graham estava certo quando disse: “Num verdadeiro lar até a chaleira canta de alegria”.

Uma casa pode ser uma boa herança para os descendentes, mas construir um lar é deixar um legado. Entre as duas opções, lute pela segunda. Seus descendentes vão lhe ser eternamente gratos.

A coisa mais próxima do inferno na terra é um lar sem Deus, quebrado pelo pecado, onde os pais brigam e se divorciam e os filhos são abandonados. Por outro lado, a coisa mais próxima do céu na terra é a família cristã.
Portanto, diante de tudo o que vimos, a grande questão é: Deus está na sua casa?

0 comentários:

Postar um comentário