terça-feira, 11 de junho de 2013

O gigante que venceu Davi II

bigstock-Broken-Wedding-Rings-19863971-300x270 por Rev. Jocarli A. Junior

Quando você pensa na vida de Davi, dois eventos, provavelmente, virão à sua mente. Você recorda a história em que o jovem Davi matou Golias ou se lembra de quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba. No primeiro evento, Davi revelou sua humildade. No segundo, Davi revelou sua humanidade. Quando Davi conheceu o gigante chamado Golias, temos o privilégio de contemplar sua maior vitória. Quando Davi conheceu Bate-Seba, somos obrigados a assistir a sua maior derrota.

Davi se levantou durante a tarde e ao passear pelo palácio contemplou uma casa vizinha onde uma mulher estava tomando banho. A Bíblia diz que ela era “muito formosa” (11.2). Davi a cobiçou e mandou perguntar quem era (v. 3).

A cobiça concebeu – “Davi mandou perguntar quem era...” (11.3).

A resposta do servo foi: “É Bate-Seba filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu” (v. 3). Talvez o servo de Davi estivesse oferecendo um aviso sutil: “Davi, ela é casada, e não apenas isso, ela é casada com Urias”. No capítulo 23 de 2Samuel, a Bíblia diz que Urias era um dos homens poderosos de Davi (2Sm 23.39), um de seus mais leais e dedicados soldados. Isso deveria ter resolvido à questão. Todavia, não aconteceu porque o pecado já estava consumado.

A cobiça dá à luz o pecado – “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela” (11.4).

Davi havia pecado em seu coração. Algumas pessoas dizem: “Bem, tendo em vista que cometi adultério em meu coração, então eu posso praticá-lo”. Não é assim! Quando os desejos impuros por outra pessoa estão apenas em seu coração, pelo menos, só você está envolvido. Porém, ao se envolver fisicamente com outra pessoa você se aprofunda ainda mais no pecado. Há graus de pecado!

Um aspecto interessante no texto é a expressão: “Tendo-se ela purificado da sua imundícia” (v. 4), indica que Bate-Seba estava em seu período fértil (veja Lv 15.24). Isto prova que Davi era o pai da criança, pois, ela não estava grávida ao se deitar com Davi. O historiador inspirado não deixa ambiguidade sobre a interpretação do texto![1]

Para Davi, o seu mundo veio abaixo cerca de um mês depois, quando um mensageiro entregou-lhe uma carta selada (v. 5). Ele abriu e leu: “Estou grávida. Atenciosamente, Bate-Seba”.

Moisés escreveu: “Sabei que o vosso pecado vos há de achar” (Nm 32.23). O pecado sexual nunca é um assunto privado entre dois adultos. Pessoas inocentes se machucam. Como veremos, a família de Davi sofreu terríveis consequências por causa de sua noite de paixão com Bate-Seba. No Salmo 32, Davi declarou que a mão do Senhor pesava dia e noite sobre sua vida. A espada jamais se apartou de sua casa (2Sm 12.10).

“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela” (Provérbios 5.15).

[1] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (95). Darlington, England: Evangelical Press.

[2] Anderson, A. A. (1998). Vol. 11: 2 Samuel. Word Biblical Commentary (156). Dallas: Word, Incorporated.

0 comentários:

Postar um comentário