terça-feira, 26 de março de 2013

Você está realmente colocando sua família em primeiro lugar?

Mixed familyQuando um líder coloca a família em primeiro lugar, as gerações futuras serão abençoadas.

“Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24.15).

(Extraído e adaptado do livro: “21 minutos de poder na vida de um líder”. John C. Maxwell).

Sendo um líder, onde sua influência deveria começar? Uma boa resposta pode ser encontrada na vida de Josué. Para ele – assim como para outros líderes que desejavam causar um impacto para toda a vida – ela começa em casa. Antes de qualquer outra coisa, Josué assumiu a responsabilidade pela vida espiritual de sua família. Veja os valores de Josué no que se refere à liderança:

1. A liderança de Josué sobre sua família era maior que sua liderança sobre o país.

Pode parecer irônico, mas quando um líder coloca sua família em primeiro lugar, a comunidade se beneficia. Quando um líder coloca a comunidade em primeiro lugar, tanto a família quanto a comunidade sofrem. Começar em casa é o segredo para atingir os outros de maneira positiva. Josué ganhou credibilidade para liderar toda a casa de Israel porque tinha suas prioridades no lugar correto e coduzia sua casa de maneira adequada.

2. Independente do que os outros tenham feito, Josué não seguiu a multidão.

Quando Josué se levantou diante do povo de Israel e declarou que, independentemente daquilo que o resto do povo tivesse feito, ele seguiria a Deus, ele não estava blefando ou fazendo propaganda de si mesmo. Creio que ele pensava exatamente daquela maneira. Josué não seguiu a multidão no começo de sua carreira, quando os espias se rebelaram contra Deus, e também não foi com o povo no final de sua tarefa. Ele liderou sua família com integridade e encorajou-a a fazer o que era certo.

Se você tem uma família, quero encorajá-lo a colocá-la em primeiro lugar em sua liderança. Não há melhor legado que a influência positiva de um líder sobre sua família.

Um maravilhoso exemplo deste tipo de influência pode ser achado nos primieros anos da história americana. Jonathan Edwards, o notável pregador do início do século XVIII, e sua esposa, Sara, deixaram um enorme legado baseadao em sua influência.

Em 1900, A. E. Winship fez um estudo contrastando duas famílias: a família de Jonathan Edwards e a família de Max Jukes.

Dos 1400 descendentes de Jonathan Edwards apurou-se o seguinte:

13 reitores de universidades,

65 professores universitários,

03 senadores dos Estados Unidos,

30 juízes,

60 médicos,

100 advogados,

75 oficiais do exército e da marinha,

100 pregadores e missionários,

60 escritores preeminentes,

80 desempenharam cargos públicos, incluindo:

• Três senadores dos EUA

• Prefeitos de três cidades grandes

• Governadores de três estados

• Um vice-presidente dos EUA

• Um ministro da fazenda dos EUA

Max Jukes, conhecido ateu norte-americano, nasceu em Nova York por volta de 1720. Ele se casou com uma moça igualmente ímpia, e de seus 1200 descendentes, constatou-se o seguinte:

130 foram criminosos confessos,

60 ladrões, sete cometeram assassinatos,

440 adoeceram em consequência de vida desregrada,

310 morreram na miséria, e

100 foram alcoólatras.

A metade das mulheres foram prostitutas,

A descendência de Max Jukes tem custado à nação norte-americana dezenas de milhões de dólares, enquanto a de Jonathan Edwards só tem trazido honra e riqueza à pátria.

Se você quer impactar sua comunidade, seu país, ou seu mundo, o lugar para começar é seu lar.

0 comentários:

Postar um comentário