sábado, 12 de janeiro de 2013

Vale a pena servir a Deus?

protect “Disse o SENHOR a Moisés: ... Deixa ir o meu povo, para que me sirva” (Êx 8.20).

Em muitíssimos aspectos os justos e injustos parecem ser tratados da mesma forma na vida. Deus “... Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5.45).

No entanto, antes que o justo comece a sentir pena de si mesmo, não devemos esquecer que um dia de separação está chegando quando o pastor vai dividir as ovelhas dos cabritos (Mt 25.31-33 ). O sol não vai brilhar para sempre sobre os injustos.

Mas se olharmos mais de perto, mesmo nesta vida, Deus coloca uma divisão entre seu povo e os do mundo. Satanás reclamou que Deus havia feito uma cobertura em torno de Jó. Salomão disse que o Senhor “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo  e conserva o caminho dos seus santos” (Pv 2.7-8).

Um bom exemplo da proteção do Senhor para o Seu povo são as pragas do Egito. Depois de sua morte, surgiu um rei sobre o Egito que não conhecia José. Os israelitas se tornaram escravos com capatazes postos sobre eles para os afligirem. Moisés foi chamado por Deus para tirar os judeus desta terra de escravidão e levá-los para a terra prometida. Mas quando Moisés e Arão confrontaram o rei egípcio sobre deixar o povo de Deus ir, o faraó só aumentou a carga sobre os judeus. O governante endureceu o seu coração e, então, Deus enviou uma série de pragas para mostrar o Seu poder.

Primeiro, o fornecimento de água em sangue. Em seguida, sapos cobriram a terra. Depois, foi a praga de piolhos ou mosquitos. Então, o Senhor disse a Moisés: “Levanta-te pela manhã cedo e apresenta-te a Faraó...” ( Êx 8.20 ). O homem de Deus advertiu o rei egípcio que se ele não deixasse o povo de Deus ir, a terra seria tomada por um enxame de moscas.

Estas não eram moscas comuns, mas mutucas. Elas são descritas pelo historiador Philo e outros viajantes como um flagelo muito grave. Mais numerosas e irritantes do que as moscas domésticas, essas moscas varejeiras se prendem ao corpo humano, especialmente em torno das bordas das pálpebras, onde sugam o sangue da vítima. Elas tomariam as casas dos egípcios causando dor e angústia.

Mas aqui, pela primeira vez uma promessa adicional é feita. Deus disse que separou a terra de Gósen, onde o seu povo Israel habitou, e absolutamente nenhum enxame de moscas iria entrar lá. Na verdade, essa divisão significa redenção. Deus iria redimir Israel e protegê-los do enxame devastador.

A Bíblia indica claramente o propósito desta divisão era para que “... Saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra” (Êx 8.22). Este não era um truque de magia egípcia, era a ação direta de Deus nos assuntos humanos. Jeová fez uma praga cair sobre os injustos e ao mesmo tempo paz sobre os justos.

Ainda hoje o Senhor está separando um povo para Si. O crente é uma testemunha ao mundo de que Jeová é Deus e está no controle absoluto do universo. O povo de Deus é um grupo distinto e abençoado, no mundo, mas não do mundo. Vamos louvá-Lo hoje, por Sua graça em nosso favor.

“Oh! Cristo é nosso abrigo no temporal,

Na tentação, em todo o mal!

Sim, Cristo é nosso abrigo

No temporal, refúgio na tribulação!”

J. G. Rocha. “Abrigo no Temporal” (Hinário Novo Cântico, nº 137).

0 comentários:

Postar um comentário