quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

mantenha sua mente focada no Senhor

39E91786EF3542CD873152605208BD15 “Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Ne 4.14)

Um dos grandes testes para um líder é a capacidade de perseverar. A maioria de nós desiste com rapidez. Deste modo, deixamos os críticos ganharem porque não somos persistentes em terminar a tarefa que Deus nos concedeu.

As pessoas estavam desencorajadas porque tinham tirado o foco do trabalho e colocado sobre as ameaças do inimigo, as pilhas de escombros, e todo o trabalho que restava (v. 10). Neemias corretamente direcionou o foco de volta para o Senhor que é grande e temível e para as coisas que estavam em jogo, ou seja, suas famílias (v. 14).

Neemias foi capaz de enfrentar a oposição como um bom nadador que enfrenta as violentas ondas do mar. Quando a ameaça se tornou conhecida, ele respondeu estabelecendo vigias dia e noite (v. 9). Quando os rumores de violência continuaram, ele foi mais longe: (1) ele parou o trabalho (cf. v. 13, 15), (2) armou o povo (v. 13), e (3) organizou as pessoas em grupos familiares nos locais mais expostos ao longo do muro (v. 13). Os dividiu em famílias e aumentou a consciência de cada pessoa sobre os riscos. Neemias sabia que eles iriam lutar mais ferozmente quando a vida de suas próprias famílias estivesse em risco.[1] Assim, o desânimo, uma das mais fortes armas de Satanás, foi eficazmente combatido. Pela graça de Deus, e na força de Deus, a obra continuou.[2]

Aqui está o segredo para grandes vitórias na vida cristã, devemos continuamente colocar nossos olhos em Deus em vez de colocá-los nas circunstâncias.


[1] Boice, J. M. (2005). Nehemiah: An expositional commentary (56–57). Grand Rapids, MI: BakerBooks.

[2] Packer, J. I. (1995). A passion for faithfulness: Wisdom from the book of Nehemiah. Wheaton, IL: Crossway Books.

[3] Wiersbe, W. W. (1996). Be Determined. “Be” Commentary Series (57). Wheaton, IL: Victor Books.

0 comentários:

Postar um comentário