sábado, 12 de janeiro de 2013

a boa mão de Deus

prayer-pic-11 “E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo” (Ne 2.8).

O capítulo primeiro do livro de Neemias começa com Hanani e alguns homens relatando o estado da cidade de Jerusalém. Os muros estavam destruídos, as portas queimadas e o povo em grande miséria (Ne 1.3). A reação inicial de Neemias foi lamentar e chorar por alguns dias. Ele não negou a angústia em seu coração. No entanto, ao mesmo tempo, Neemias sabia que somente Deus poderia reverter o quadro de desolação. Sua oração no capítulo um pode ser dividida em três partes. Vamos examiná-la.

Primeiro, Neemias orou de acordo com o caráter de Deus (1.5). Ele é o Deus grande e terrível do céu, que mantém a aliança. Todas as orações dirigidas ao Senhor devem iniciar no nível divino. O Senhor é o único que pode responder às orações e necessidades do Seu povo. Neemias não culpou a Deus, como alguns poderiam ter feito, ao contrário, ele apelou para a Sua fidelidade e natureza.

Neemias podia orar com convicção e confiança ao Senhor, porque tinha um relacionamento íntimo com Ele. A oração é de natureza pessoal.

Em seguida, Neemias orou pelo povo de Deus (1.6-10). Depois de se concentrar em Deus, Neemias se volta para as pessoas. Ele intercede diante do Senhor e confessa os pecados do povo. Eles haviam se desviado do Senhor e quebrado a aliança. O povo não manteve sua parte do pacto da lei dada a Moisés. Eles não obedeceram e ainda deram as costas para o Senhor. Embora Israel tenha quebrado a aliança, o Senhor manteve-se fiel.

Terceiro, Neemias fez sua petição conhecida diante de Deus (1.11). Neemias era copeiro do rei. Ele estava triste e o rei Artaxerxes percebeu e perguntou o que havia conhecido. Em seguida, ele declarou o estado de Jerusalém e seu desejo de ajudar na reconstrução dos muros da cidade. No entanto, é maravilhoso notar que, enquanto respondia ao rei, Neemias suplicava a Deus: “Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus...” (Ne 2.4). Deus graciosamente moveu o coração do rei e assim, Neemias recebeu autorização para ir a Jerusalém e reconstruir as fortificações.

Ao longo do livro, encontramos Neemias orando nada menos do que 11 vezes em 13 capítulos (1.5-11; 2.4, 4.4, 9; 5.19; 6.9, 14; 13.14, 22, 29, 31). Muitas delas são orações frases, como em 2.4, mas refletem o fato de que em toda e qualquer situação, Neemias buscava a ajuda Deus.

Em resumo, Neemias orou de acordo com o caráter de Deus. Neemias orou pelo povo de Deus e fez sua petição conhecida diante de Deus.

Neemias não sabia apenas como e a quem orar, mas ele sabia também, dar toda a glória e honra a Deus e ser totalmente dependente dele. Não foi a eloquência de Neemias ou o seu carisma que resultou na reconstrução dos muros. Pelo contrário, foi porque a “boa mão de Deus” estava sobre ele (Ne 2.8). Que a boa mão do Senhor esteja sobre sua vida também.

0 comentários:

Postar um comentário