terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A adoração é importante para Deus

Worship_Praise[1] “Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, os cantores e os levita” (Ne 7.1).

A primeira atitude de Neemias após ter concluído a restauração dos muros foi estabelecer os responsáveis pela adoração. Os primeiros versículos do capítulo 7 nos dizem sobre três categorias gerais de nomeações (porteiros, cantores e levitas). Os cantores e levitas tiveram prioridade, porque a adoração era a razão de ser de Jerusalém.[1] A razão para proteger a cidade dos invasores não foi apenas para que todos pudessem viver em segurança. Mas também para que a adoração fosse realizada no templo.

O puritano John Owen nos lembra que a verdadeira adoração, ainda que oferecida na terra, é conectada nos céus.[2] É importante lembrar, também, das palavras de John Piper, “Missões não é o objetivo final da igreja. A adoração é. Missões existe porque a adoração não existe. Adoração é o objetivo final, não missões, porque Deus é o objetivo, não o homem”. Ele acrescenta, “O objetivo das missões é a alegria dos povos na grandeza de Deus”.[3]

Os melhores vendedores são sempre aqueles que amam o seu produto. Eles estão convencidos de que você não pode realmente desfrutar da vida a menos que tenha o que eles estão vendendo. E enquanto as vendas e a evangelização não sejam análogas, as testemunhas mais eficazes são aqueles que, obviamente, são cativados pela grandeza de Deus e Sua salvação.

Em Apocalipse, aprendemos que uma boa parte do céu será investida em louvor e adoração a Deus. Os santos se reunirão com os anjos, com os quatro seres viventes e com os 24 anciãos e cantarão: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Ap 5.9, 12, 13). Seremos tão impactados pela beleza da glória de Deus que nos juntaremos aos seres celestiais para glorificar ao Eterno!

Quando você contempla um cenário de beleza natural, como um pôr do sol nas montanhas ou na praia, mesmo que não conheça ninguém ao seu lado, você sente o desejo de dizer alguma coisa às pessoas que estão em sua volta: “Uau, isso é incrível, não é!” Fazemos isso porque a beleza gera em nosso coração um louvor espontâneo, e o louvor é melhor quando compartilhado. O céu será um tempo de contemplar da beleza de Deus, e compartilhá-la com os outros, eternamente.

Entretanto, é relevante destacar que a adoração não é algo que os crentes devem aprender somente no céu. O pregador britânico, Charle H. Spurgeon disse que, “Se queremos ser fiéis ao coral celestial, às melodias devem ser aprendidas aqui em baixo”.[4]


[1] KIDNER, Derek. Esdras e Neemias. São Paulo: Editora Vida Nova, 2011, p. 11.

[2] John Owen, The Works of John Owen (Carlisle: The Banner of Truth, 1990), IX: 77.

[3] PIPER, John. Let the Nations be Glad! [Baker Academic], 2nd ed., p. 17

[4] Charles Spurgeon, The Treasury of the Bible (reprint, Grand Rapids: Baker, 1981), 8:743.

0 comentários:

Postar um comentário