sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Você está preparado para a vinda de Cristo?

praise O conhecimento de que Jesus voltará em breve não deve levar os cristãos a uma vida de espera ociosa e relapsa (cf. 2Ts 3.10-12). Pelo contrário, deve produzir obediência e adoração a Deus, e o desejo de proclamar o evangelho aos incrédulos.

“Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro...” – A mensagem do Apocalipse não é para ser escondida (cf. 10, 11), é uma mensagem para ser proclamada e produzir obediência e adoração.[1] A profecia de João não se destinava a alguma geração remota, mas a toda a igreja cristã, incluindo a geração de João.[2] Assim, ao contrário de Daniel (Dn 8.26; 12.4-10), João foi instruído a não selar as palavras do Apocalipse. Os santos na terra são chamados a proclamar imediatamente este livro porque a vinda de Cristo é iminente, desde o primeiro dia de João até o presente.

“... o tempo está próximo...” – Como o livro de Apocalipse não foi escrito apenas para alguma geração remota, mas a toda a igreja cristã, incluindo a geração de João, deste modo, o apóstolo não deve selar o livro (a profecia), mas deixá-lo aberto, a fim de que todos possam ler. O Altíssimo está alertando seu povo para que esteja preparado para o fim dos tempos. Ou seja, desde a primeira vinda de Cristo, o tempo do fim se iniciou.

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” – Esse versículo não é uma recomendação à prática do pecado, mas um abandono do mesmo. A palavra “continue” indica um processo contínuo. Ela produz uma vida de degradação ou uma vida de santidade. Não existe meio termo, ou alguém cresce na graça e estatura como cristão ou se afunda no mais profundo abismo como pecador. O advérbio “ainda” (eti, em grego), pode ter o sentido de “ainda mais”. Nesse caso, o significado é que aqueles que fazem o mal e são imundos nesta vida serão ainda mais no inferno eterno, onde não haverá absolutamente nada de bom para atenuar seu mal[3]. Em contraste, aqueles que são justos e santos nesta vida serão perfeitamente santos em seus corpos glorificados no céu. A resposta das pessoas as boas-novas do Evangelho nesta vida determinará seu destino eterno.

No entanto, à medida que João se aproxima do fim do livro, ele vai preparando o último convite de Deus aos pecadores: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (v. 17). Todavia, haverá uma hora em que será tarde demais para se arrepender.

“E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (v. 12) – O versículo doze é uma confirmação do versículo onze. O Senhor Jesus declara que sua vinda é iminente. Ele ensina a mesma verdade em Marcos 13.33-37.

“E eis que venho sem demora...” Jesus diz que em breve voltará (v 7, 20) e então recompensará a cada um segundo as suas obras. Mas, se Ele prometeu voltar em breve, porque Ele ainda não voltou? A resposta está registrada na carta do apóstolo Pedro. Deus deseja dar ao homem a oportunidade de arrepender-se para que seja salvo (2Pe 3.9).

“... e comigo está o galardão...” – O termo “galardão” não tem nenhuma conexão com o conceito “tesouro celestial” (Mt 6.19), porque qualquer galardão que porventura Deus dê é com base na graça imerecida.[4] Nossas boas obras serão a medida da recompensa que recebermos pela graça, embora elas não a mereçam.[5] Ou seja, o que o homem semear isso também ceifará. Apesar disso, a alegria de cada indivíduo será perfeita e completa.[6] Segundo John MacArthur, “a recompensa dos crentes será a capacidade de servir a Deus, quanto maior a fidelidade nesta vida, maior será sua oportunidade de servir no céu (cf. Mt 25.14-30)”[7]. Sabendo disso, João exortou aos crentes, “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão” (2Jo 8).

Conclusão:

Todos os cristãos devem permanecer vigilantes e trabalhar na expectativa do retorno do Senhor. Tendo em vista a certeza da segunda vinda e a irreversibilidade do julgamento que se sucederá é imperativo que vivamos de acordo com a volta de Cristo.[8] Ninguém sabe o dia nem à hora (Mt 24.36). Cada geração deve estar desperta, como se a vinda do Senhor estivesse às portas (Mt 24.42-44).

Você está preparado para a vinda de Cristo? Caso contrário, hoje é tempo de alinhar a sua vida com Deus. Não tenha medo ou vergonha de voltar-se para Deus. João Calvino disse que “todo o pecado é mortal no sentido de que ele merece a morte, mas nenhum pecado é tão grave que possa destruir a graça da justificação”. Não há benção sem santidade. É hora de voltar para o Pai, ou como Tiago colocou: “chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros” (4.8).


[1] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 297

[2] LADD, George. Apocalipse, introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1984, p. 217.

[3] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 297

[4] KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento, Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, p. 740.

[5] NORA, Anibal. Explicação Popular do Apocalipse. Rio de Janeiro: Editora O Puritano, 1958, p. 142.

[6] BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001, p. 679.

[7] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 299

[8] ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Vida Nova, 2002, p. 508.

0 comentários:

Postar um comentário