segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Batismo de Crianças


O batismo infantil, para muitos, é uma questão controversa, pois o Novo Testamento não apresenta um caso claro dessa prática, nem uma ordem para sua observância. No entanto, dadas as práticas da circuncisão e o batismo de prosélitos, é provável que os filhos dos cristãos convertidos, bem como aqueles que nasceram no seio das famílias cristãs foram batizados desde os primeiros tempos.

a)    As Crianças e o Pacto do Antigo Testamento – O Novo Testamento indica que os apóstolos batizaram famílias (Atos 16.15, 33; 1Coríntios 1.16), um termo que no uso semita abrangia crianças, nos tempos do Antigo Testamento os judeus batizados não só prosélitos adultos, mas seus filhos também (1Co 7.14 pode ser entendido como incluindo crianças). As crianças sempre foram parte integrante da família de Deus: “Essa é a aliança que estabelecerei entre mim e vós, e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio: será isto por sinal de aliança entre mim e vós” (Gn. 17.10,11). “Por que a promessa é para vós e para vossos filhos” (At. 2.39). Uma vez que a Igreja do Antigo Testamento não excluiu as crianças a do Novo Testamento também não devemos excluí-las.

b)    Batismo e a Circuncisão – Nas palavras de Paulo, em Cl. 2.11,12, o batismo é a “circuncisão de Cristo”. Estes dois ritos – circuncisão e batismo – têm o mesmo propósito, a saber, a iniciação na Igreja de Deus. A criança judia era circuncidada no oitavo dia, após o nascimento. Nada há que possa impedir o procedimento idêntico, que é a aplicação do batismo às crianças na Igreja de Cristo. Paulo relata o rito da circuncisão do Antigo Testamento realizada em crianças como um símbolo da aliança de Deus com Abraão (Atos 2.39; Gn 17.7, 12); em Colossenses 2.11-12 ele interpreta o batismo como a substituição da circuncisão na prática do Novo Testamento. Assim, “o batismo infantil quando rejeitado, faz violência à unidade entre o Antigo eo Novo Testamento” (Myers, A. C. (1987). The Eerdmans Bible dictionary (124). Grand Rapids, Mich.: Eerdmans).


c)     O Testemunho de Jesus sobre as crianças – Jesus disse sobre as crianças “que delas é o reino dos céus” (Mc. 10.13-16). Quem tem o mais, tem o menos. Como privá-las do batismo, se a elas pertencem ao reino dos céus?

Catecismo Menor de Westminster:
Pergunta 95 - A quem o Batismo deve ser ministrado?                
R: O Batismo não deve ser ministrado àqueles que estão fora da igreja visível, enquanto não professarem sua fé em Cristo e obediência a ele, mas os filhos da-queles que são membros da igreja visível devem ser batizados. Ref.: At 2.41; Gn 17.7,10; Gl 3.17,18,29; At 2.38,39


0 comentários:

Postar um comentário