quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Envolva-se no Ministério!

downloadpor Rev. Jocarli A. G. Junior

A Marinha dos Estados Unidos tem mais de 700 navios que compõem o que é chamado de “Navy Mothball” (Navios de naftalina). Esses navios, ancorados em vários portos em todo o país, recebem manutenção regular para prevenir a ferrugem. Mas eles permanecem ancorados, sem fazer nada, apesar de necessitarem de um monte de dinheiro e esforço para mantê-los.

Pergunte a qualquer pastor e ele vai te dizer que uma das frustrações do ministério é que há muitos cristãos descansados e acomodados na igreja. Eles necessitam de manutenção, especialmente quando enfrentam um problema ou necessidade. Pastores denominam esse quadro de “regra 80/20”, isto é, 20 por cento dos cristãos fazem 80% do trabalho. Mas isso não deve ser assim. Todo cristão que ama o Senhor Jesus e reconhece o que Ele fez na cruz, por amor, deve ser zeloso em servi-Lo. Como Jesus disse: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45). Se desejamos crescer no conhecimento e na graça do Senhor Jesus, o nosso foco na vida deve ser em servi-Lo.

Imediatamente depois de descrever a conversão dramática de Saulo de Tarso (At 9), Lucas trata do esforço de Paulo em servir ao Senhor. Lucas quer mostrar aos seus leitores que a conversão de Saulo foi genuína. O perseguidor muito rapidamente tornou-se perseguido por causa de sua proclamação ousada sobre Jesus Cristo como o Filho de Deus. Mas, Saulo não foi um caso em particular. O desejo de Deus é que todos os Seus filhos estejam dispostos a servi-Lo.

Durante a defesa da península de Bataan nas Filipinas na Segunda Guerra Mundial, um dos comandantes alinhou os seus homens e pediu um voluntário para uma perigosa missão. Ele disse que qualquer soldado que estivesse disposto a servir nesta missão deveria dar dois passos à frente. Olhando para o seu memorando por um momento, em seguida olhou para os soldados e exclamou com espanto: “O quê, não há nenhum voluntário?” Rapidamente alguém explicou: “Capitão, o senhor não está entendendo. Todos os homens avançaram dois passos!”[1]

Deve ser assim na igreja hoje. Nossos dons e talentos são presentes de Deus e devem ser utilizados para a edificação do Seu reino. Trabalhamos melhor quando trabalhamos juntos.

Se Deus te salvou, Ele quer que você esteja envolvido no ministério de alguma forma. Deus tem uma tarefa especial para cada um de Seus filhos (Ef 2.10), e quando fazemos essa tarefa em humildade e fidelidade, glorificamos o Seu nome. Uma pessoa que é grata ao Senhor Jesus por salvá-la, não pode mais viver para si mesmo, mas para Aquele que morreu e ressuscitou em seu nome (2Co 5.15). Esse tipo de pessoa está sempre procurando como Deus quer usá-lo em qualquer situação que o Senhor o colocar.

Quando se trata da obra do Senhor, não há lugar para espectadores, conselheiros ou críticos. Mas há sempre espaço para os trabalhadores.[2]

Em uma escala de 1 a 10, que nota você dá para o seu envolvimento na vida e ministério de sua igreja? O que impede você de se envolver mais na vida e ministério de sua igreja?


[1] Fleming, J. L. (2005; 2005). Rebuilding the Wall (Ne 3.1–32). James L. Fleming.

[2] Wiersbe, W. W. (1996). Be determined (35). Wheaton, Ill.: Victor Books.

0 comentários:

Postar um comentário