sexta-feira, 6 de julho de 2012

O que a Bíblia ensina sobre controle de natalidade?


Em nossa enquete, 60% dos internautas que acessaram o blog entendem que apenas alguns métodos contraceptivos são proibidos na Bíblia. Porém, 40% dos que votaram, reconhecem que a Bíblia não diz nada sobre o assunto. Mas, afinal de contas, o que a Bíblia diz sobre isso?
Durante a semana, vamos postar alguns artigos que tratam sobre assunto e tentaremos responder todas as perguntas. Participe! Sua opinião e seus comentários são muito importantes.

Para começar, sabemos que Deus olha com aprovação o nascimento das crianças. Isso é evidente a partir  de Tito 2.3-5 e a exortação de Paulo às jovens viúvas em 1Timóteo 5.14 . O Salmo 127.3-5 diz que as crianças são dádivas de Deus e o homem que tem muitos filhos é abençoado. Uma grande família envolve grande responsabilidade, mas as crianças criadas de maneira piedosa vão influenciar o mundo para o bem e para glória de Deus.
No entanto, entendemos que não há nada na Escritura que proíbe os casais de exercerem o controle da natalidade, seja por um tempo limitado para atrasar a gravidez, ou de forma permanente quando o casal que já têm filhos entende que a família está completa.
No entanto, nem todos os métodos de controle de natalidade são aceitáveis. O aborto, talvez, seja o “método contraceptivo” mais amplamente utilizado hoje, é equivalente ao assassinato (cf. Êxodo 21.22 , onde a morte de um feto é punível com a morte). Salmo 139.13-16 indica claramente que a vida do feto é a vida humana. Qualquer forma de controle de natalidade que destrói o feto ou o óvulo fertilizado em vez de impedir a concepção é, portanto, errado.
Outros métodos de controle de natalidade, incluindo formas não-abortivas como a pílula, preservativos, e os procedimentos cirúrgicos comuns de laqueadura ou vasectomia, não representam um problema biblicamente. Se ambos os cônjuges são persuadidos em suas consciências diante de Deus de que não devem ter mais filhos.
Em nosso ponto de vista, o controle de natalidade é biblicamente permitido. Ao mesmo tempo, os casais não devem praticar o controle da natalidade quando violam sua consciência ( Romanos 14.23 ) - não porque o controle de natalidade seja inerentemente pecado, mas porque é sempre errado violar a consciência. A resposta a uma consciência mal informada não é violá-la, mas sim corrigir e informar corretamente a própria consciência com a verdade bíblica.

por John MacArthur Jr. - Grace to You

0 comentários:

Postar um comentário