segunda-feira, 19 de março de 2012

Como desfrutar do Estudo Bíblico

j0400138Não há nada que eu goste mais do que estudar a Bíblia. No entanto, nem sempre foi assim. Minha verdadeira paixão por estudar as Escrituras começou quando eu estava na faculdade, eu fiz um compromisso de explorar a Bíblia a sério. Descobri que quanto mais estudava, mais a minha fome pela Escritura crescia. Aqui estão três orientações simples que me ajudaram a tirar o máximo do meu tempo de estudo.

Leia a Bíblia
Primeiro, eu começo lendo a Bíblia. Isso parece óbvio, mas, francamente, é onde muitas pessoas fracassam. Muitos cristãos estão satisfeitos com um conhecimento de segunda mão das Escrituras. Lêem livros sobre a Bíblia em vez de estudar a Bíblia por si mesmos. Livros são bons, mas não podemo substituir a própria Bíblia.
Há bons planos de leitura da Bíblia disponíveis, mas aqui está um que eu achei mais útil. Eu leio o Antigo Testamento pelo menos uma vez por ano. Quando leio, anoto nas margens quaisquer verdades, e anoto separadamente qualquer coisa que eu não compreendo imediatamente. Assim, as perguntas para as quais não consigo encontrar respostas rápidas tornam-se os pontos de partida para um estudo mais aprofundado com comentários ou outras ferramentas.
Eu sigo um plano diferente para a leitura do Novo Testamento. Eu leio cada livro separadamente durante um mês ou mais. Se você quiser tentar, comece com um pequeno livro, como o Evangelho de João, e leia-o por 30 dias. Ao fim desse tempo, você vai saber o que está nesse livro. Escreva em cartões o tema principal de cada capítulo. Ao manusear os cartões quando você fizer sua leitura diária, você se lembrará do conteúdo de cada capítulo. Na verdade, você vai desenvolver uma percepção visual do livro em sua mente.
Divida os livros longos em seções curtas e leia cada seção diária por trinta dias. Por exemplo, o Evangelho de João contém 21 capítulos. Divida-o em 3 seções de 7 capítulos. No final de 90 dias, você vai ler todo o livro. Para variar, alterne livros curtos e longos e em menos de 3 anos você terá terminado todo o Novo Testamento - e você vai realmente conhecê-lo!

 
Interprete a Bíblia
Quando eu leio a Escritura, eu sempre tenho em mente uma pergunta simples: “O que isso significa?” Não é suficiente ler o texto e ir diretamente para a aplicação, é preciso primeiro determinar o que significa, caso contrário, a aplicação pode estar incorreta.
As Lacunas
O primeiro passo para interpretar a Bíblia é reconhecer as quatro lacunas que temos: linguagem, cultura, geografia e história.
Linguagem
A Bíblia foi escrita originalmente em grego, hebraico e aramaico. Muitas vezes, a compreensão do significado de uma palavra ou frase na língua original pode ser a chave para interpretar corretamente uma passagem da Escritura. Um livro que ajudará você a fechar a lacuna da linguagem é o Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento, por WE Vine. Você não precisa saber grego ou hebraico para usar esse livro.
Cultura
A lacuna da cultura pode ser complicada. Algumas pessoas tentam usar as diferenças culturais para explicar os mandamentos bíblicos mais difíceis. Não caia nessa armadilha, mas perceba que é preciso primeiro ver as Escrituras no contexto da cultura em que foi escrita. Sem um entendimento do primeiro século da cultura judaica, é difícil entender os evangelhos. Atos e as epístolas devem ser lidos à luz das culturas grega e romana.
Geografia
A geografia bíblica faz com que a Bíblia se torne viva. Um bom atlas é uma ferramenta de referência valiosa que pode ajudá-lo a compreender a geografia da Terra Santa. É claro, melhor ainda é ver a terra em primeira mão em uma viagem.
História
Temos também a lacuna da história. Ao contrário das Escrituras da maioria das outras religiões do mundo, a Bíblia contém os registros de pessoas reais e eventos históricos. A compreensão da história bíblica nos ajudará a colocar as pessoas e eventos na sua perspectiva histórica. Um bom dicionário bíblico ou enciclopédia bíblica é útil aqui, pois são fundamentais os estudos históricos.
Princípios para Interpretação
Quatro princípios devem nortear o leitor quanto a interceptação e a aplicação fiel do texto Bíblico: literal, histórica, gramatical e de síntese.
O Princípio Literal
A Escritura deve ser entendida no seu sentido literal, normal e natural. Embora a Bíblia contenha figuras de linguagem e símbolos, eles têm a intenção de transmitir a verdade literal. Em geral, porém, a Bíblia fala em termos literais, e devemos permitir que ela fale por si mesma.
O princípio histórico
Devemos perguntar o que o texto quis dizer ao povo a quem foi escrito pela primeira vez. Desta forma podemos desenvolver uma compreensão adequada contextual da intenção original das Escrituras.
O Princípio Gramatical
A quem se referem os pronomes? Qual é o tempo do verbo principal? Você verá que algumas questões simples como essas, o significado do texto torna-se imediatamente claro.
O Princípio da Síntese
Isso significa que a Bíblia não se contradiz. Se chegar a uma interpretação de uma passagem que contradiz uma verdade ensinada em outras partes das Escrituras, a nossa interpretação não está correta. A Escritura deve ser comparada com a Escritura para descobrir o seu pleno significado.
 
Aplicação da Bíblia
O estudo da Bíblia não está completo até que façamos a pergunta: “O que isso significa para a minha vida e como eu posso aplicá-lo?” Devemos ter o conhecimento que adquirimos a partir de nossa leitura e interpretação e extrair os princípios práticos que se aplicam a nossas vidas pessoais.
Se houver um mandamento a ser obedecido, devemos obedecê-lo. Se há uma promessa para ser abraçada, devemos reivindicá-la. Se há um aviso a ser seguido, devemos acatá-lo. Este é o passo final: nos submetemos à Escritura e pertimos que ela transforme a nossa vida.  Se você pular essa etapa, você nunca desfrutará do seu estudo da Bíblia e a Bíblia nunca vai mudar a sua vida.
O estudo da Bíblia não é opcional na vida cristã. É tanto uma obrigação quanto um privilégio de todos os crentes. Se você não está envolvido em um estudo bíblico sistemático, você está perdendo um dos principais meios que Deus usa para nos trazer à maturidade (1 Pedro 2.2).
John MacArthur

0 comentários:

Postar um comentário