segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Devo dizer a verdade?

devo-dizer-a-verdade
“Tendo Jeremias entrado nas celas do calabouço,  ali ficou muitos dias. Mandou o rei Zedequias trazê-lo para sua casa e, em secreto, lhe perguntou:  Há alguma palavra do Senhor? Respondeu Jeremias: Há. Disse ainda: Nas mãos do rei da Babilônia serás entregue”. Jeremias 37.16-17
Alguém acertadamente declarou que as pessoas preferem ser destruídas pelo elogio a serem salvas pelas críticas. É muito mais confortável e agradável ouvir o que queremos do que ouvir o que às vezes precisamos.
Jeremias foi confrontado com esse dilema quando  foi levado a presença do rei Zedequias. O profeta já havia sido espancado e lançado em um calabouço por muitos dias por falar a verdade (Jr 37.11-15). Assim, quando o rei quis saber se o SENHOR tinha dado qualquer palavra, deve ter sido muito tentador para Jeremias dizer apenas o que o rei Zedequias queria ouvir, palavras falsas! Mas os pregadores e profetas fiéis não podem fazer isso. O profeta Jeremias falou a verdade. Ele não estava disposto a adoçar a Palavra de Deus, a fim de tornar sua vida temporariamente mais confortável. Phillips Brooks definiu a pregação como sendo “verdade através da personalidade” (Lectures on Preaching: Delivered Before the Divinity School of Yale College in January and February 1877, p. 5.). Ou seja, o pregador é alguém que experimentou o poder da verdade de Deus em sua própria vida e, portanto, pode compartilhá-lo com os outros.
Deus nunca prometeu que sempre faríamos amigos ou seríamos populares quando compartilhássemos a Sua Palavra. Infelizmente, muitas vezes os servos de Deus escolhem evitar a verdade ou a tornam mais palatável ao mundo, o problema é que essa essa decisão sempre leva à tragédia.
Comprometa-se em falar a verdade, mesmo que isso signifique bater de frente com a opinião popular. Esteja preparado para dizer o que o mundo precisa ouvir, mesmo quando eles não quiserem ouvi-lo. O cristão é uma testemunha de Cristo.
Woodrow Kroll estava certo quando declarou: “A verdade não pode ser julgada com base na popularidade”.

Um comentário: