quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

BABEL ÀS AVESSAS?

j0433063
Encontrei numa pesquisa que fiz na internet, no site www.suapesquisa.com, uma breve e atualizada definição sobre globalização. Gostei e passo adiante. Entendo perfeitamente que estamos vivendo um momento que mostra claramente a mão de Deus conduzindo a história para um propósito que Ele determinou para o tempo do fim e para Sua Própria Glória, e que os homens pensam estar no controle.
Convido a virem comigo antes da pesquisa sobre a globalização, para pesquisarmos apenas duas Passagens da Bíblia no Livro de Gênesis, com grifo acrescentado. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn 1: 27 – 28).
Portanto depois de abençoar Adão e a mulher, ordenou-lhes Deus que fossem fecundos, e enchessem a terra. E... Corromperam-se. Em seguida, veio Noé e o dilúvio, e a partir do capítulo sexto ao décimo, ainda no livro da Gênesis, vêem-se os homens se colocarem no centro das decisões, determinando serem os protagonistas da história.
ENTÃO VEIO BABEL.
(Gn 11.1- 9)
“Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinear; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela”.
Notem bem:
1. Uma só língua – “apenas uma linguagem”.
2. Um só povo – “partindo eles / e habitaram ali”.
3. Um esboço da Democracia (governo do povo para o povo). – “E disseram uns aos outros”.
4. Esforço próprio (até então, só havia sido usado como altar para Deus, pedras brutas, como eram encontradas na natureza e eram amontoadas, sem uso de qualquer outro material que as unissem). – “Vinde façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume de argamassa”.
5. Uma cidade, um endereço, uma religião (com iniciativa e esforços próprios construiriam uma cidade para ali ficarem para sempre e, uma torre para irem pelas obras e sem Deus, para os céus). – “vinde edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus.
6. Poder – “Tornemos célebre o nosso nome”.
7. Petulância (desobediência explícita a vontade de Deus). – “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a”. (Gn 1: 28).
8. A queda (Deus mesmo constata). – “O Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos tem a mesma linguagem. Isto é apenas o começo;agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer”.
Conclusão
Eu vejo a Graça de Deus quando Ele Se Faz obedecer, e dispersa o povo que queria ser um, por toda a terra, criando dificuldades na comunicação entre os diversos que se tornaram. E vieram as divisas, os territórios, as disputas e a xenofobia, etc. e etc. Com isso, Deus deu tempo aos homens obrigando assim que os mesmos aguardassem a nossa geração, para que o plano dEle, A Suprema Graça: Jesus, chegasse até nós. Agora sim, o homem do qual Deus disse: “agora não haverá restrição para tudo que intentarem fazer”. Iniciaram poderosa caminhada. Segundo meu entendimento, para uma “Babel” às avessas. Ruma célere, para um só governo, um só povo, uma só religião. Representadas pelas nações do mundo, pelo anticristo e o falso profeta.
E para os que aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4.8). Maranata, Amem!
Globalização
Características da globalização na economia de mercado contemporâneo, aldeia global, blocos econômicos, relações comerciais e financeiras internacionais, concorrência comercial, as multinacionais, internet, língua inglesa, vantagens, contatos comerciais, culturais, financeiros e tecnológicos em nível global
O que é Globalização - Definição
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
Origens da Globalização e suas Características
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Bolsa de valores:
Tecnologia e negociações em nível mundial. Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial..
Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.
Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
Blocos Econômicos e Globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Internet, Aldeia Global e a Língua Inglesa
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
Rômulo de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário