sábado, 1 de outubro de 2011

O propósito das provações

Ourives05A fé é o cerne da vida cristã. Somos salvos pela fé e andamos pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6).

“... para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo...” – Pedro contrasta o ouro e a fé, segundo ele, a fé é mais preciosa do que ouro, porque o ouro é perecível, mas a fé não. O ouro não vai ganhar o céu, mas a fé em Cristo vai nos levar as regiões celestiais.

As palavras: “confirmado” e “apurado” têm a nuance de testes com vistas à aprovação. Deus não testa a nossa fé para destruí-la, mas para queimar as impurezas e deixar o ouro puro. Ele faz isso nos colocando na fornalha da aflição onde somos forçados a confiar nEle, de forma que jamais o faríamos além das dificuldades.

Nos tempos bíblicos o ouro era o metal mais valorizado, e também era o padrão para todas as transações monetárias.[1] Até hoje, o ouro é muito precioso. O trabalho do ourives era colocar o ouro no fogo e deixá-lo tempo suficiente para remover as impurezas, em seguida derramá-lo e fazer um belo artigo precioso. O ourives do oriente mantinha o ouro no forno até que ele pudesse ver seu rosto refletido nele. De modo semelhante, nosso Senhor nos mantém na fornalha do sofrimento até que a glória e a beleza de Jesus Cristo sejam refletidas em nós.[2] Na parábola do semeador, Jesus disse que a semente que caiu no solo rochoso onde a terra era pouca, logo brotou, mas quando o sol saiu, ele a queimou porque não tinha raiz. Jesus explicou que esta se refere àqueles que primeiro recebem a palavra com alegria, mas quando aflição chega, eles não resistem porque a fé não era genuína (Marcos 4.5-6, 16-17).

A pessoa que abandona “a sua fé” quando as coisas ficam difíceis está apenas provando que ela realmente não tinha fé.[3] Mas a fé genuína vai crescer mais forte através das provações. É encorajador saber que nascemos para a glória, somos mantidos para a glória e preparados para a glória.

Assim, o objetivo das provações é refinar nossa fé.


[1] MacArthur, J. F., Jr. (c1995.). The Power of Suffering (141). Victor Books.

[2] Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (1 Pe 1:6). Wheaton, Ill.: Victor Books.

[3] Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (1 Pe 1:6). Wheaton, Ill.: Victor Books.

0 comentários:

Postar um comentário