segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Importância do Perdão na Família


Qual é a virtude mais importante em qualquer relacionamento? Qual é o ingrediente essencial em um casamento ou capaz de manter uma família unida? Perdão!
Não importa com quem você esteja casado, um dia você colherá ofensas. Um dia você, certamente, será mal interpretado. Não obstante, um dia você vai ofender alguém. Esta é a mais pura verdade em qualquer tipo de relacionamento, pois somos criaturas pecadoras, somos criaturas caídas.
Em Provérbios 19.11 diz que a glória de um homem está em esquecer uma transgressão.
“A pessoa sensata controla o seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende”.
Isto é, um homem nunca é tão grande ou mais nobre do que quando ele perdoa. E, francamente, nós vivemos em uma sociedade que não aceita isso, que não reconhece essa verdade. Vivemos em uma época onde as pessoas estão cheias de amargura, cheias de ira, ódio e cheias de desejo de vingança. Essas atitudes, muitas vezes, são aprovadas por conselheiros e psicólogos que dizem que precisamos expor aquilo que incomoda nosso coração, precisamos dizer às pessoas o que elas precisam ouvir.
Há um livro chamado “Pais Tóxicos”, escrito pela americana Susan Forwad, onde encontramos um capítulo intitulado: “Você não tem que perdoar” (You don’t have to forgive). Ela diz que devemos colocar a culpa de nossos problemas em nossos pais, porque eles são responsáveis pelos nossos conflitos. Além disso, ela afirma que os filhos foram envenenados e contaminados pela existência de pais tóxicos. Ou seja, os filhos devem declarar que são “vítimas”! Eles devem reconhecer que não são responsáveis pelos problemas.
Entretanto, quando não perdoamos, colhemos de forma imediata as conseqüências de nossos atos.
A falta de perdão é capaz de nos aprisionar ao passado. Enquanto você não perdoar o ofensor e a sua ofensa, você permanecerá ligado a ambos. Se você não perdoar o agressor e a ofensa, você o mantém vivo. Não apenas isso, mas você também mantém viva a dor e a ferida. A falta de perdão o aprisiona a dor do passado.
Em segundo lugar, a falta de perdão produz amargura profunda. Essa amargura é maligna e devastadora. Traz pensamentos malignos, ira incontrolável, raiva desenfreada e um coração apressado por vingança. Toda conversa se torna uma oportunidade para difamar a pessoa que você detesta. Por outro lado, quando semeamos perdão, colhemos uma liberdade completa do passado e das amarguras do presente.
Quando analisamos a Palavra de Deus encontramos muitos ensinos sobre a necessidade de ministrar o perdão. Em seu livro Forgive and Again Love, John Thompson e Thomas Nieder (pp. 62-63), apontam que a Bíblia usa pelo menos 75 imagens diferentes para a palavra perdão. Aqui estão algumas delas:
§  Perdoar é abrir a porta da prisão e deixar o preso sair. Essa é uma metáfora.
§  Perdoar é escrever em letras grandes: “não há dívida”.
§  Perdoar é bater o martelo em um tribunal e declarar: “Inocente!”
§  Perdoar é atirar uma flecha tão alta e tão longe que nunca mais poderá ser encontrado.
§  Perdoar é retirar o lixo e eliminá-lo de uma vez por todas, e deixar a casa limpa e fresca.
§  Perdoar é soltar a âncora do navio e ficar livre para navegar.
Essas são apenas algumas das figuras que a Bíblia utiliza quando aborda o perdão. O perdão é uma maravilhosa virtude, uma atitude libertadora de amor. É saudável, traz paz e alegria. Perdoar, de fato, é o ato mais nobre de um homem (Pb 19.11).
Nenhum relacionamento sobrevive sem perdão. Existe alguém hoje que necessita do seu perdão?

Rev. Jocarli. A. G. Junior

0 comentários:

Postar um comentário