quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estudo Apocalipse 35: O Júbilo no Céu

Ao se iniciar o capítulo 19 de Apocalipse, parece que finalmente se consumou o juízo contra a Babilônia, já anunciado em Ap 17.1 e proclamado poderosamente no cap. 18. João ouve o rugido de uma numerosa multidão no céu gritando “Aleluia!” E louvando a Deus por vingar o sangue dos seus servos (19.1-2). O grito é ecoado pelos anciãos (v. 3-4), e depois pela multidão, regozijando-se, pois a união final dos crentes com o Senhor está prestes a acontecer (v. 5-10).
No entanto, a razão para o grande júbilo no céu encontra-se no final do capítulo (v. 11-21), onde o apóstolo João descreve o cavaleiro e a sua vitória.


I. Os céus celebram a vitória do Cordeiro

1 Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, 2 porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.


“... ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão” – O texto não identifica as vozes da numerosa multidão, mas provavelmente são anjos (cap. 4 e 5). Esta grande multidão não parece incluir os santos remidos, uma vez que são incentivados a participar no louvor depois (v. 5-8). Os incontáveis ​​milhões de anjos formam um majestoso e imponente coro.
O coro angelical começa com a palavra  Aleluia, uma exclamação de louvor a Deus. A palavra Allēlouia  é uma transliteração de uma frase em hebraico halal  (“louvar”) e o substantivo Yah  (“Deus”). Ela só aparece neste capítulo em todo o Novo Testamento (cf. v. 3-4, 6). A frase em hebraico aparece pela primeira vez no Salmo 104.35. É uma palavra freqüentemente associada com ambos o juízo dos ímpios e a salvação do povo de Deus. A palavra aprece quatro vezes nesta passagem (v. 1; 3; 4 e 6), mas em nenhuma outra no Novo Testamento.
Os céus se alegram porque a salvação veio para o povo de Deus, e com ela, a glória e o poder que pertencem a Deus (cf. 1Cr 29.11). A palavra salvação não incide sobre a justificação ou santificação, mas comemora o aspecto final da história da salvação, a glorificação dos santos no reino de Cristo.[1]
Quando a Babilônia caiu, a ordem foi dada no céu: “Exultai sobre ela ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque contra ela julgou a vossa causa” (Ap 18.20). Jesus está julgando a meretriz, a falsa igreja, e casando-se com sua noiva, a verdadeira igreja. Ao mesmo tempo em que a religião prostituída diz: Ai, Ai, a noiva do Cordeiro, a igreja, diz: Aleluia!

“porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos... (v. 2)” – O céu também se alegra, porque os juízos de Deus são verdadeiros e justos (cf. 16,7), como evidenciado pela destruição do ímpio, a Babilônia. Ao longo da história o povo de Deus tem sido perturbado pela desigualdade e injustiça no mundo (Is 9.6-7; Jr 23.5).

“... pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição” – Ela levou as nações a se curvarem diante de ídolos. Ela ensinou falsas doutrinas. Além disso, a grande meretriz também matou os servos de Deus. Ela matou os santos, os profetas, os apóstolos e tantos mártires ao longo da história.
As hostes angelicais atribuem à salvação, a glória e o poder a Deus. Declaram que ao ter julgado a grande meretriz, Deus aperfeiçoou a salvação do seu povo. Assim, a glória dos seus atributos se torna manifesta e seu poder é revelado. Foi Deus, e só Ele, quem operou a salvação (cf. Ap 12.10).[2]

“Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos” (v. 3) – Uma vez mais a inumerável multidão de anjos fazem ecoar a palavra “Aleluia” no início do próximo hino, louvando a Deus pois “a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos”.
No clímax do seu julgamento, a grande Babilônia foi “queimada com fogo” (18.8; cf. 17.16), e os pecadores choraram quando viram a nuvem de fumaça subindo até o céu (18.9, 18). A “fumaça que sobe pelos séculos dos séculos” indica que esta sentença é definitiva, permanente e irreversível. A linguagem é semelhante à utilizada na destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.28), e Edom (Is 34.10). O inferno é um lugar “onde o verme não morre e o fogo não se apaga” (Marcos 9.48), onde os condenados “serão atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e na presença de Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre” (14.10-11).


II. Os céus celebram a autoridade do Cordeiro

4 Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! 5 Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.

Depois do grande coro angelical, “aleluias” ressoam de outros moradores celestiais: “os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes”. Os vinte e quatro anciãos são vistos como representantes da igreja. Eles são os representantes do povo redimido de Deus na glória. Os quatro seres viventes que foram inicialmente introduzidas em 4.6, são serafins, uma ordem do alto escalão dos anjos (ver Gn 3.24; Êx 25.20; Ap 15.7). Estes dois grupos adoraram a Deus por todo o Apocalipse (cf. 4.8-11; 5.8-12, 14; 7.11; 11.16-18). Prostrados diante do trono de Deus eles adicionam ao coro celestial a expressão: “Amém! Aleluia!” Essa frase vem do Salmo 106.48 indica o seu julgamento solene (o uso de Amém, que assim seja, 5.14; 7.12) com o júbilo celeste sobre a queda de Babilônia.
O texto não identifica o dono da voz vinda do trono, mas é provável que seja de mais um anjo, uma vez que ele se refere a Deus como nosso Deus. Deve ser a voz de um dos quatro seres viventes que estão mais perto do trono. A voz chama outro grupo a juntar-se ao hino de louvor, dizendo: “Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes” (Ap 19.5). Esta voz conclama a todos os servos de Deus para se juntarem ao coro no louvor a Deus. (cf. v. 2; 1.1; 2.20 ; 7.3; 11.18; 15.3; 22.3, 6, Lucas 2.29, Atos 4.29; 16.17; Rm 1.1; Gl 1.10; Fp 1.1; Cl 1.7; 4.7; 2Tm 2.24, Tt 1.1; Tg 1.1; 2Pe 1.1; Jd 1), e aqueles que o temem (cf. Dt 6.13; 8.6; 10.12, 20; 13.4; Js 24.14, 1Sm 12.14, 24; 2Rs 7.39; Sl 22.23, 25; 25.14; 33.18; 34.7, 9; 85.9; 103.11, 13, 17, Lc 1.50). A frase os pequenos e os grandes” (cf. 11.18) transcende todas as categorias e distinções humanas. Ou seja, todos os redimidos são chamados a louvar a Deus.
Enquanto na terra, o imperador Domiciano era honrado como dominus et deus (Senhor e Deus), o coro celestial canta triunfantemente que Deus ocupa a verdadeira sede do poder no mundo (Sl 93.1; 97.1; 99.1; 1Cr 16.31; Zc 14.9).[3]


III. Os céus celebram as bodas do Cordeiro

gftt6 Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, 8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. 9 Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Quando os remidos se juntaram ao coro celestial, João ouviu “como a voz de uma grande multidão”, como o “som de muitas águas (cf. 1.15; 14.2) e ... o som de fortes trovões” (cf. 6.1; 14.2). O final apropriado para o oratório celestial foi um quarto “Aleluia!”  Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso”. O reino da grande meretriz foi destruído pelo Todo-Poderoso. O título Todo-Poderoso é usado nove vezes no Apocalipse (v. 15; 1.8; 4.8; 11.17; 15.3, 16.7, 14; 21.22).

“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou” (v.7) – O louvor celeste continua com um apelo à alegria, porque a celebração do casamento chegou. A imagem do matrimônio é usada com freqüência nas Escrituras. O casamento era o maior evento social do mundo bíblico. Os preparativos do casamento nos tempos antigos eram ainda mais elaborados e complexos do que os de hoje e também duravam mais tempo. Na realidade, elas consistem em quatro etapas distintas, observe abaixo:

Primeiro há o contrato de casamento, considerado um compromisso mais sério do que o nosso noivado. Os termos do casamento são aceitos em presença de testemunhas e a bênção de Deus sobre a união é aí declarada. A partir desse dia o noivo e a noiva são, legalmente, marido e mulher (2Co 11.2).
Segundo, há o intervalo entre o contrato e a festa de casamento. Durante esse intervalo o noivo paga um dote ao pai da noiva, caso isso já não tenha sido feito (Gn 34.12). Algumas vezes o dote é pago em serviços prestados (Gn 29.20).
Terceira etapa, a procissão quase ao fim do intervalo. A noiva se prepara e se adorna. O noivo, vestido em suas melhores roupas e acompanhado dos seus amigos, que cantam e portam tochas, se encaminha para o local da cerimônia de contrato. Ali ele recebe a noiva e a conduz, ainda em procissão, à sua própria casa ou à casa dos seus pais (Mt 9.15; Mt 25.1). Quando o noivo chegava a esse ponto, a festa às vezes se estendia até a casa da noiva.
Quarta etapa, finalmente, há a festa do casamento, que inclui o jantar. No final das festividades de apresentação, o noivo e seus assistentes iriam para casa da noiva e levam suas damas de honra para a cerimônia. Após a cerimônia, todos são convidados para um banquete final, seguido da consumação do casamento. Geralmente, as festas duravam, em média sete dias.[4]

Agora a igreja está desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. O Senhor já comprou a sua esposa com seu sangue. O intervalo é o período que a noiva tem para se preparar. Ao final desse tempo, o noivo vem acompanhado dos anjos para receber a sua noiva, a igreja. Agora começa as bodas.

“... pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro...” – Tendo sido apresentado glorificado, purificada e sem mancha diante do trono de Deus, foi dado à igreja para vestir-se de linho fino, brilhante e limpo. Linho fino era caro e bonito pano (cf. 18.12, 16), como usada por José (Gn 41.42), Davi (1Cr 15.27), E Mordecai (Et 8.15). Tais roupas eram usadas anteriormente deslumbrante em Apocalipse por anjos (15.6), e será a roupa dos exércitos do céu (composta por anjos e os santos remidos) que acompanham a Cristo quando Ele voltar à terra (v. 14) .
O linho fino com que a noiva está vestida com a visão representa os atos justos dos santos na salvação, os crentes foram vestidos com a justiça de Cristo, imputada a eles (Romanos 3.21-24; 4.5; 5.19; 1Co 1.30; 2Co 5.21; Fp 3.8-9).

“Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” (v. 9) – Esta é a quarta das sete bem-aventuranças do Apocalipse (cf. 1.3; 14.13; 16.15; 20.6; 22.7, 14). Que significa “feliz”, “alegre”, “satisfeito” e “completo”. A noiva, é claro, é a igreja (2Co 11.2; Ef 5.22-33.). E Jesus Cristo, o Cordeiro, é o Noivo (Jo 3.29). Em um casamento, é costume chamar a atenção para a noiva, mas neste caso, é o noivo que recebe a honra! “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”.[5]
Aqueles que são convidados para “a ceia das bodas do Cordeiro” são os crentes, indicando um simbolismo duplo: a noiva e os convidados são um (cf. 21.9-10, onde a noiva é também a cidade santa).[6] São todos os que deram uma resposta, receberam o dom da salvação e foram vestidos de roupas brancas para que pudessem assentar-se à mesa do Cordeiro.[7]
A verdade abençoada que Deus estará sempre em comunhão pessoal com todos os santos redimidos de todas as idades foi tão maravilhoso que o anjo afirmou solenemente a João: “Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. Para o apóstolo exilado na ilha de Patmos, deve ter sido surpreendente, quase impossível que o reino de Deus acabaria por triunfar.[8] A revelação de que o plano redentor de Deus não pode e não será impedido trouxe grande alívio, conforto e alegria para o apóstolo.

“Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo...” (v. 10) – Tão grande foi à surpresa de João que ele involuntariamente e sem pensar, caiu a seus pés para adorá-lo (cf. 22.8), uma prática estritamente proibida nas Escrituras (Cl 2.18; Cf Mt 4.10). Mas, o anjo disse: “Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. Como João, o anjo era um servo de Deus, enviado para ministrar a João e aos seus irmãos que têm o testemunho de Jesus. Na realidade, os anjos servem a todos os crentes (cf. Hb 1.14.). A adoração é o tema da história redentora, e a finalidade para a qual os crentes foram resgatados (João 4.23). Também será a sua ocupação por toda a eternidade.[9]

“Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (v. 10) – A palavra final do anjo a João é um lembrete de que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. O espírito é o conteúdo de toda profecia verdadeira - isto é, a Bíblia inteira - é o testemunho de Jesus, o testemunho que Ele nos revelou. A revelação que Ele nos deu impede-nos de adorar qualquer coisa além de Deus (Mt 4.10).[10]






IV. Os Céus celebram a vinda do Conquistador

No capítulo 4 de Apocalipse há uma porta aberta no céu para que o apóstolo João pudesse contemplar quem estava no trono celestial. Agora, os céus se abrem para avinda do Cordeiro, o conquistador e o seu exército. A última cena da história está para acontecer. Antes de descrever as bodas e a derrota do iminente do inimigo, João expõe as características do cavaleiro, observe:


1.     A descrição do Conquistador

11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. 13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;

Ele é Fiel e Verdadeiro – “O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (v. 11) – Não há nome mais apropriado para o Senhor Jesus Cristo, que no início de Apocalipse foi chamado de “testemunha fiel e verdadeira” (3.14). Ele é fiel às Suas promessas (cf. 2Co 1.20). E o que Ele fala sempre é verdade (João 8.45-46; Tito 1.2). A descrição de Jesus como Fiel e Verdadeiro está em contraste com a infidelidade e mentiras de Satanás (12.9), o império do mal, o Anticristo (18.23), e os ímpios (2Tm 3.13).[11] O próprio fato de que Ele está voltando, como prometeu, confirma que Jesus é Fiel e Verdadeiro.

Ele é aquele que a tudo investiga – “Os seus olhos são chama de fogo...” (v. 12) – Isso representa do olhar de Cristo que perscruta tudo.[12] Nada escapa à atenção de Sua visão penetrante. Ele pode ver os mais profundos recônditos do coração humano, porque “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13). Aqueles olhos tinham refletido ternura e alegria quando Ele reuniu as crianças ao seu lado. Eles revelaram compaixão quando Ele observou as pessoas angustiadas e deprimidas, vagando sem rumo pela vida, como ovelhas sem pastor. E eles revelaram perdão quando Ele restaurou a Pedro, que tinha sido esmagado pela culpa quando negou o Seu Mestre.[13] Os olhos que choravam sobre o destino de Jerusalém impenitente e sobre a tristeza, sofrimento e morte neste mundo amaldiçoado pelo pecado. Agora, João vê os olhos como o fogo do julgamento.

Ele é o vencedor supremo – “... na sua cabeça, há muitos diademas” – João observou que Cristo possui muitos diademas, que se refere à coroa de um governante (cf. 12.3; 13.1). Neste caso, eles são usados ​​por Jesus para significar a sua posição real e da autoridade régia. A palavra “muitos” indica sua coleta de coroas de todos os governantes, significa que somente Ele é o soberano da terra. Coletar a coroa de um rei derrotado era costume no mundo antigo. Depois de derrotar os amonitas, o rei Davi “Tirou a coroa da cabeça do seu rei; o peso da coroa era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta na cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo” (2Sm 12.30). Somente Cristo é soberano, pois somente Ele é o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (v. 16).  As muitas coroas que Cristo vai usar são realmente uma troca justa para quem usou uma coroa de espinhos (cf. Fp 2.8-11).

Ele é inefável – “... tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo” – Nenhuma mente humana pode compreender a profundidade do seu ser.[14] João observa que Jesus tinha um nome escrito que ninguém conhece senão Ele mesmo. Todas as especulações quanto ao significado desse nome são inúteis, já que o texto diz claramente que ninguém sabe, exceto o próprio Jesus.[15] Mesmo o apóstolo inspirado João não pôde compreender. Talvez ele será dado a conhecer após seu retorno.

Ele é o Alfa e o Ômega – “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus” – O sangue não representa o que Ele derramou na cruz. Este é um retrato de julgamento, não de redenção. O sangue é dos seus inimigos abatidos (Isaías 63.1-6). As manchas em seu manto não são provenientes de seu próprio sangue, mas o de seus inimigos.[16] Ele lutou por seu povo ao longo da história redentora, e suas roupas de guerra suportaram as manchas de muitos massacres anteriores. Naquele dia, suas vestes serão manchadas como nunca, quando Ele “pisa o lagar do vinho do furor da ira de Deus, o Todo-Poderoso” (v. 15).
“... e o seu nome se chama o Verbo de Deus” – Esse nome o identifica inequivocamente como o Senhor Jesus Cristo (João 1.1, 14, 1João 1.1). A segunda Pessoa da Trindade, o Filho de Deus encarnado é chamado “O Verbo de Deus”, porque Ele é a revelação de Deus. Ele é a expressão plena da mente, vontade e propósito de Deus, “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1.3).

Ele é o amado da igreja e o vingador de seus inimigos – “... e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro” (v. 14) – O Senhor Jesus Cristo não vai voltar sozinho, mas será acompanhado pelos exércitos que estão no céu (cf. 17.14). Quem são os soldados desse exército? É provável que este exército celestial seja formado pelos santos no céu, bem como pelos anjos que servem ao Senhor. Os santos tinham lavado seus mantos no sangue do Cordeiro e os fizeram brancos (7.14). Ele usam roupas de linho que são finas, brancas e puras como símbolos de seus feitos justos (v. 8). Mas os sete anjos que saem do templo estão também vestidos de linho que é resplandecente e puro (15.6). Ou seja, respectivamente, os santos e os anjos acompanham Jesus em seu regresso e ambos estão presentes no julgamento (Mt 24.31; Mc 13.27; Lc 9.26; 1Ts 4.13-18; 2Ts 1.7-10)[17]. É importante observar que os santos não possuem armas, pois não virão para lutar com Jesus, mas para reinar com Ele (20.4-6; 1Co 6.2).

Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores – “... e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (v. 16) – Este é o quarto nome que é dado a Cristo, quando da sua volta. Ele mesmo se conhece por seu nome oculto; as igrejas o conhecem por Fiel Verdadeiro, o Verbo de Deus; o mundo o conhece como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Enquanto a meretriz trazia na sua fronte um nome, um mistério: Babilônia, A Grande, A Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra. O Senhor Jesus trará consigo o nome “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”, um título que expressa seu triunfo soberano sobre todos os inimigos.[18]


2.     As regras do Conquistador

15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

“Sai da sua boca uma espada afiada...” – A única arma usada na batalha é a palavra de Cristo. É a espada do juízo, a espada flamejante que traz a morte aos inimigos do rei. O apóstolo João tinha visto essa espada em uma visão anterior (1.16), onde foi usada para defender a igreja contra o ataque das forças de Satanás. Simboliza o poder letal das palavras de Cristo. Uma vez Ele pronunciou palavras de conforto, mas agora seus inimigos ouvirão palavras de morte. Somente Ele empunha a espada com a qual matará os ímpios. Este é o golpe final de morte no Dia do Senhor (cf. Isaías 66.15-16; Ez 39.1-4, 17-20;. Joel 3.12-21;. Mt 25.31-46; 2Ts 1.6-9; 2.8).

“e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso” – Durante o seu reinado, Ele governará as nações com vara de ferro (cf. 12.5; Sl 2.8-9); Ele vai julgar rapidamente todos os pecadores. Usando a mesma imagem de governar com uma vara de ferro, Jesus prometeu que os crentes reinarão com Ele: “e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro” (Ap 2.28).

“... pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso” – Esse símbolo vivo da ira de Deus vem da antiga prática de pisar as uvas, como parte do processo de preparação do vinho (cf. 14.18-20). As imagens de uma prensa de vinho também retratam o julgamento no Antigo Testamento (Isaías 63.1-3).




3.     A vitória do Conquistador

17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, 18 para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. 19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. 20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. 21 Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.


“Então, vi um anjo posto em pé no sol...” Mais uma vez um anjo desempenha um papel fundamental no julgamento de Cristo. João viu o anjo em pé no sol, ou seja, na proximidade do sol, possivelmente na frente dele, parcialmente eclipsando-o. Ele fica em um lugar visível, destacado para fazer este anúncio importante. Evidentemente, a escuridão em todo o mundo associadas à quinta taça (16.10) tenha sido removida, já que o sol está novamente visível. A remoção da escuridão também explica como a fumaça da destruição da Babilônia era visível a uma distância (18.9-19).[19] No entanto, a escuridão em breve cobrirá a terra novamente, acentuando o brilho da glória de Cristo (Mt 24.29).

“... e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu...” – O anjo gritou com grande voz, chamando todas as aves para que se reúnam para uma grande ceia. Esta ceia contrasta com a ceia das bodas do Cordeiro, onde os santos estão convidados. Esta é a ceia de Deus porque, como em Ez 39, ela é dada por Deus, providenciada por Ele.[20] É muito importante observar que, o anjo, assim, declara a vitória de Cristo antes de a batalha começar. Além disso, o convite para as aves é uma reminiscência das palavras de Jesus em Mateus 24.27-28: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres” (cf. Lucas 17.37).

“E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército” (v. 19) – João observa que as forças do mal estão alinhadas para pelejar contra o Cordeiro de Deus. Este é o grande dia do Deus Todo-Poderoso, no qual se trava a batalha final contra todas as forças do mal (ver Ap 16.14).
Mas antes que haja qualquer batalha, João declara a derrota dos inimigos de Deus. “Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre” (v. 20).
Esta é a primeira menção nas Escrituras do lago de fogo, o inferno, o destino final de Satanás, os seus anjos, e os não resgatados (Mateus 25.41). Isaías descreveu-o como o lugar onde “o verme não morre e fogo não se apaga” (Is 66.24). Em Mateus 13.42, Jesus acrescentou que será uma “fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”. Lemos que esses dois são lançados vivos no lago de fogo, estando implícito que são seres espirituais cuja imortalidade os faz sofrer para todo o sempre. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago do fogo, onde a meretriz também estará queimando (Ap 19.3,20). Eles jamais sairão desse lago. Serão atormentados pelos séculos dos séculos (Ap 20.10).
O inferno sempre existiu, mas esta é sua forma final. Ao contrário do Hades, o lago de fogo não é um lugar de acolhimento temporário (cf. Lucas 16.23), mas um lugar permanente de encarceramento e punição, freqüentemente associado com o fogo do juízo (cf. 9.17; 14.10; 20.10, Lucas 17.29).[21]

“Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo...” (v. 21) – Destituída de seus comandantes, o exército do Anticristo será destruído. O número de mortos será tão grande que os abutres terão mais do que eles podem comer “todas as aves se fartaram das suas carnes”. A mesma Palavra inspirada de Deus, que tão maravilhosamente descreve a graça do Altíssimo e a salvação que está disponível para todos os que crêem é igualmente simples sobre o julgamento de todos os que rejeitam a graça de Deus.[22]
Enquanto os inimigos de Deus estarão sendo atormentados pelos séculos dos séculos, a igreja desfrutará da comunhão de Cristo nas bodas do Cordeiro para todo o sempre.



Conclusão:

Estas verdades sobre o julgamento do Deus soberano devem servir de alerta para que os incrédulos se arrependam (2Pe 3.9), e também para estimular os crentes a viver de forma piedosa (2Pe 3.11). “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Rm 13.13-14).
Em breve Cristo voltará como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. É Cristo o senhor da sua vida hoje? “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodase  do Cordeiro” (Ap 19.9).


[1] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 197
[2] HENDRIKSEN, Willian. Mais que Vencedores. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001, p. 238.
[3] KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento, Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, p. 646.
[4] HENDRIKSEN, Willian. Mais que Vencedores. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001, p. 239-240.
[5] Wiersbe, Warren W.: The Bible Exposition Commentary. Wheaton, Ill. : Victor Books, 1996, c1989, S. Ap 19:1
[6] Carson, D. A.: New Bible Commentary : 21st Century Edition. 4th ed. Leicester, England; Downers Grove, Ill., USA : Inter-Varsity Press, 1994, S. Ap 19:1
[7] KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento, Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, p. 649.
[8] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 203
[9] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 206
[10] HENDRIKSEN, Willian. Mais que Vencedores. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001, p. 241.
[11] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 215
[12] LADD, George. Apocalipse, introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1984, p. 188.
[13] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 217
[14] LADD, George. Apocalipse, introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1984, p. 189.
[15] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 217
[16] KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento, Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, p. 655.
[17] KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento, Apocalipse. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004, p. 658.
[18] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 220
[19] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 221
[20] LADD, George. Apocalipse, introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 1984, p. 191.
[21] MacArthur, John: Revelation 12-22. Chicago, Ill. : Moody Press, 2000, S. 224
[22] Walvoord, John F. ; Zuck, Roy B. ; Dallas Theological Seminary: The Bible Knowledge Commentary : An Exposition of the Scriptures. Wheaton, IL : Victor Books, 1983-c1985, S. 2:977

0 comentários:

Postar um comentário