terça-feira, 14 de junho de 2011

Sete passos para a estabilidade espiritual - Pensar corretamente


Passo 6
Filipenses 4.8
Apesar do que dizem, 90% dos pacientes crônicos que passam pelos consultórios médicos têm um sintoma em comum. O problema não começou com tosse ou dor no peito ou no estômago. Em 90% dos casos, o primeiro sintoma foi o medo. O medo de perder um emprego, da velhice, de uma enfermidade grave, mais cedo ou mais tarde esse medo manifesta-se como “um sintoma clínico”. Às vezes o medo não é nada mais do que uma ansiedade superficial, às vezes é tão profundo, que o paciente nega a sua existência e faz uma ronda de médico em médico, tomando injeções, hormônios, tranqüilizantes e tônicos em uma interminável busca por alívio.[1]
O apóstolo Paulo tinha conhecimento de que o medo e a ansiedade são capazes de tirar o nosso foco de Deus e assim, destruir a nossa vida. Por isso, Paulo exorta a igreja de Filipos sobre a necessidade de pensarem corretamente.

O versículo 8 de Filipenses 4 é o clímax de como ser espiritualmente estável. Isso porque a estabilidade espiritual é o resultado de como nós pensamos. O termo grego traduzido como “seja isso que ocupe o vosso pensamento” (logizomai),[2] fala de uma reflexão mental que afeta toda a nossa conduta.
Na verdade, nós somos produtos de nosso pensamento. Provérbios 23.7 diz: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...”. . Infelizmente, muitos psicólogos modernos acreditam que um indivíduo pode encontrar a estabilidade, simplesmente recordando dos seus pecados passados, dor, e abusos. Esse tipo de pensamento também se infiltrou no cristianismo.No entanto, Filipenses 4.8 diz que nós devemos nos concentrar apenas sobre o que é certo e honrado, e não sobre os pecados das trevas (Efésios 5.12).
Você Deve Pensar Corretamente
A única forma de vencer o medo é tendo um coração cheio de paz. Mas como isso é possível? O profeta Isaías diz que isto é um processo que envolve o coração e a mente. Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Isaías 26.3). Ou seja, pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos, e logo o coração e a mente vêem-se divididos e estrangulados pela ansiedade. É preciso ter consciência de que os pensamentos são reais e poderosos, mesmo que não possam ser vistos, pesados nem medidos. Precisamos “levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10.5).
Paulo descreve em detalhes as coisas em que devemos pensar como cristãos.
Tudo o que é verdadeiro. Segundo Walter Cavert, uma pesquisa sobre a ansiedade mostrou que apenas 8% das coisas que deixam as pessoas ansiosas são motivos legítimos para preocupação. Os outros 92% são imaginários, nunca aconteceram ou envolve questões fora do controles das pessoas.[3] Satanás é mentiroso (Jo 8.44) e deseja corromper a mente com suas mentiras (2Co 11.4). Satanás continua a nos abordar da mesma forma que abordou Eva no jardim do éden: “E assim que Deus disse...? (Gn 3.1). O Espírito Santo controla a mente por meio da verdade (Jo 17.17; 1Jo 5.6), mas o diabo tenta controlá-la por meio de mentiras. Sempre que cremos em uma mentira, Satanás assume o controle.
Tudo o que é respeitável. Ou seja, tudo que é “digno de respeito e correto”. Muitas coisas não são respeitáveis, e os cristãos não devem pensar nelas. Isso não significa enterrar a cabeça na areia e evitar tudo o que é desagradável, mas sim não dedicar atenção a coisas desonrosas nem permitir que elas controlem os pensamentos.
Tudo que é puro, amável e de boa fama. “Puro” refere-se à pureza moral, uma vez que as pessoas da época de Paulo, como as de hoje, eram constantemente tentadas pela impureza sexual (Ef 4.17-24; 5.8-12). “Amável” significa “belo, atraente”. “De boa fama”, refere-se ao que é digno de ser comentado, “atraente”. O cristão deve encher a mente com os pensamentos nobres e elevados, não com os pensamentos abjetos deste mundo depravado.
Tudo o que tem virtude e louvor. Se tiver virtude, servirá de motivação para nos aperfeiçoar; se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros. Nenhum cristão pode se dar ao luxo de desperdiçar “energia mental” com pensamentos que o rebaixam ou que prejudicam outros quando compartilhados.
Mas, será que existe algo neste mundo que tenha todas as qualidades supracitadas? Ao comparar essa lista com a descrição do que Davi faz da Palavra de Deus, no Salmo 19.7-9, vemos um paralelo. O cristão que enche o coração e a mente com a Palavra de Deus tem um “radar embutido” que detecta pensamentos indevidos. “Grande paz tem os que amam a tua lei; para eles não há tropeço” (Sl 119.165). Os pensamentos corretos nascem da meditação diária na Palavra de Deus.
Em essência, Paulo estava dizendo: “Considerando que há tantas coisas excelentes e dignas ao nosso redor, vamos nos concentrar nelas”. A concentração nas virtudes cristãs afetará o seu julgamento sobre o que assistir, ler (tais como programas de televisão, livros ou revistas) e dizer (talvez à família e àqueles em seu ambiente de trabalho). Isso porque seu pensamento afetará seus desejos e comportamento.

Conclusão:
No versículo 9 Paulo conclui: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. Ele estava dizendo: “Eu sou um exemplo de alguém que pensa sobre as virtudes divinas. Se você seguir o meu exemplo, você terá não só a paz de Deus (v. 7), mas também o Deus da paz” (v. 9). Paulo manteve a estabilidade espiritual no meio das provações (11-13), e você pode também, seguir o seu exemplo.



[1] Tan, P. L. (1996, c1979). Encyclopedia of 7700 illustrations : A treasury of illustrations, anecdotes, facts and quotations for pastors, teachers and Christian workers. Garland TX: Bible Communications.
[2] λογιζομαι logizomai 1) recontar, contar, computar, calcular, conferir. 2) valiar, somar ou pesar as razões, deliberar; 3) de considerar todas as razões, para concluir ou inferir; Esta palavra lida com a realidade. Se eu “logizomai” ou considero que minha conta bancária tem R$ 25,00, ela tem R$ 25,00. Do contrário eu estaria me enganando. Esta palavra refere-se a fatos e não a suposições. Strong, J. (2002; 2005). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679). Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] Wiersbe, W. W. (1996, c1989). The Bible exposition commentary. “An exposition of the New Testament comprising the entire 'BE' series”--Jkt. (Fp 4:8). Wheaton, Ill.: Victor Books.



0 comentários:

Postar um comentário