terça-feira, 17 de maio de 2011

A Perspectiva Correta da Fidelidade de Deus


      Nem sempre é fácil entender o querer e o realizar de Deus. Creio que um dos problemas para esta questão é o fato de olharmos as circunstâncias apenas do ponto de vista humano e não divino.
A perspectiva correta gera uma atitude correta em meio às provações da vida. Você certamente já viu uma figura, na verdade uma ilusão de ótica, que quando se olha rapidamente parece uma taça, mas na verdade, são duas pessoas se olhando face a face. Estes efeitos visuais são causados pela perspectiva.
Quando consideramos a fidelidade de Deus, a perspectiva também é importante. Às vezes, vemos apenas uma parte da imagem e questionamos Sua fidelidade. Alguns cristão, equivocadamente, tem a idéia de que, uma vez que Deus é fiel, nada vai dar errado em nossa vida. Porém, não é isto o que a Bíblia ensina.

Mas a fidelidade de Deus não significa um isolamento de todos os problemas. O fato de pertencermos a Deus não nos priva dos problemas.  A melhor atitude é ter uma perspectiva correta da fidelidade do Altíssimo. Ou seja, Ele está sempre comigo, mesmo nos momentos mais difíceis.
Então, como obter a perspectiva correta? Devemos começar pelas Sagradas Escrituras.
O Salmo 23 reflete a fidelidade de Deus como supremo pastor; Ele alimenta, conduz e cuida de suas ovelhas. E o versículo 4 o salmista diz:  “Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo”. Observe o que Davi diz, “ainda que eu ande pelo vale”, ou seja, Deus não nos promete ausência de vales, pelo contrário, Ele diz que ao passarmos pelos vales Ele estará conosco.
Jó foi surpreendido pelas noticias ruins. Perdas após perdas, e ele não sabia sobre o desafio de Satanás ou a da resposta de Deus. Mas ele não deixou de confiar na fidelidade de Deus. “Então Jó se levantou e rasgou o seu manto e raspou a cabeça e caiu no chão e o adorou. E ele disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei. O Senhor deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribui a Deus falta alguma”(Jó 1.20-22).
Ter a perspectiva correta sobre a fidelidade de Deus determina o quanto nós confiamos nEle. Mesmo no momento mais difícil de sua vida, Jó ainda confiava em Deus, até a morte (Jó 13.15).
Temos a tendência de ver apenas as coisas em nossa perspectiva, nossas circunstâncias, e não sabemos o que Deus está realmente fazendo nos bastidores. Às vezes, nós nunca entenderemos deste lado do céu, outras vezes levaremos a vida inteira para entender.
José passou pelo vale também: enfrentou a rejeição, atentados, escravidão, falsas acusações de assédio, prisão, descaso, etc. “Mas o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:2, 20-23), mas não o afastou da escravidão ou da prisão, mas estava presente a fim de confortá-lo e fortalecê-lo. E as pessoas em torno de José reconheceram isso.
Muitos anos mais tarde, José compreendeu porque ele havia enfrentado essas dificuldades, e afirmou que a mão fiel de Deus estava por trás de tudo. Gênesis 50.20 diz, “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.”
Quero convidá-lo neste dia, a olhar na perspectiva correta para a fidelidade Deus. você pode não entender o que está acontecendo em sua vida, mas pode ter a certeza de que todas as coisas cooperam para o seu bem (Rm 8.28).

0 comentários:

Postar um comentário