segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ocupados demais para Deus


“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR;
o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” [Salmo 84.2]

Quando analisamos o salmo 84, percebemos que o autor lamentava o fato de viver privado da liberdade de aceso à Casa de Deus. Ele desejava ardentemente e de todo o coração cultuar o Altíssimo. É interessante observar que o verso 2 foi escrito pelo salmista de forma exclamativa, o que é uma indicação de sua ardente aflição. O verbo “suspirar” significa desejar veementemente; porém para acrescentar o que realmente se passava em seu coração o salmista ainda diz que “sua alma desfalece pelos átrios do Senhor”, que é o equivalente ao definhamento que experimentamos quando sob influência de extrema emoção mental, stress, angústia ou quando perdemos as nossas forças ou quando nos sentimentos completamente abatidos. Esse era o sentimento do salmista. Ele estava completamente deprimido por não estar na Casa de Deus.

Para o autor, nada era mais importante, edificante e prazeroso do que estar na presença de Deus. O salmista não podia criar a sua família ou ter seu trabalho dentro do templo, e isso fazia com que ele invejasse as andorinhas e as aves que faziam seus ninhos no santuário.
Quando comparamos o Salmo 84 com o Novo Testamento, percebemos que essa lacuna, essa divisão, foi suprida por Cristo Jesus. O autor de Hebreus nos diz que nós temos livre acesso ao Pai (Hb 4.14-5). Entretanto, alguns cristãos preferem ficar em casa, angustiados, abatidos, deprimidos, e assim, esperando uma palavra de conforto, não de Deus, mas do Faustão ou do Fantástico.
O salmista desejava ardentemente estar na presença do Senhor, mas ele não podia. Hoje, nós temos livre acesso ao pai, mas, tristemente, alguns preferem o acesso à internet. Quantos irmãos ficam em casa navegando na rede mundial, enquanto o culto a Deus está sendo prestado no templo?
Como Pastor eu ando muito preocupado com a Igreja. Muitos têm trocado a Deus por tudo e todos. Tudo se torna um grande empecilho para não estar na Casa de Deus.
A Bíblia diz que a segunda vinda de Cristo é certa (2Pe 3.10 e 11). Contudo, creio que se Ele viesse hoje, muitos ficariam para trás, por estarem ocupados demais para Deus. Qual vai ser a sua resposta a essa mensagem?

Que Deus tenha misericórdia de nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário