terça-feira, 24 de maio de 2011

Como ser Amigo de Jesus - Extraído do livro “Como ser crente em um mundo de descrentes” – John MacArthur Jr.


      Os Antigos reis orientais confiavam num grupo seleto de conselheiros, seus amigos especiais, como o ministério de um moderno Presidente da República. Mas aqueles eram muito mais que meros consultores políticos. Eram amigos íntimos do rei - podiam até entrar nos seus aposentos. Ele valorizava os conselhos dados por eles mais do que os dos generais, estadistas ou governos de outras nações. Ninguém era mais chegado ao rei. Era uma posição de íntima amizade, uma ligação de amor e confiança que se sobrepunha uma formalidade, protocolo ou qualquer ameaça externa.
Jesus cultivou esse relacionamento com seus discípulos e em suas últimas palavras a eles na noite antes da sua morte Ele repetidamente afirmou que valorizava a intimidade que compartilhavam. Era chegada a hora em que Ele teria de deixá-los, mas, Jesus queria que eles estivessem certos de sua condição de seus amigos.



1. Obediência (João 15.14)

As Escrituras falam do relacionamento dos crentes com Jesus como as de ovelhas que seguem o seu pastor. Jesus diz em João 10.27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. Novamente, intimidade depende de obediência voluntária. Em todas as metáforas que Jesus usou para descrever seu relacionamento com seus discípulos, a obediência é uma condição essencial. Em João 8.31, Ele diz: “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos”. A intimidade com Jesus é sempre construída sobre um fundamento de obediência, quer seja a intimidade de uma ovelha e um pastor, ou professor e seu discípulo, membros da família, ou simplesmente amigos.
Uma pessoa não se torna filho de Deus através da obediência, mais do que isso, obediência é prova de que uma pessoa está intimamente ligada a Jesus Cristo por meio da fé, Isso não dá condições a alguém de se tornar um filho de Deus, mas demonstra quem é um filho de Deus (Jo 15.14). Isso não quer dizer que obedecer faz de você um amigo de Jesus. Mas se você é um amigo de Jesus, isto será visível pela sua obediência.

2. Amor pelo Próximo (João 15.12, 13)

O amor é uma fonte de realização pessoal e o mundo tem fome disso. Mas os amigos de Jesus são os únicos que podem experimentar de verdade o amor que o mundo procura. Os descrentes nada conhecem do amor que os crentes podem compartilhar, porque ele vem de uma fonte que eles não podem conhecer. O amor é um fruto do Espírito (Gl 5.22). Romanos 5.5 diz: “O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”. O cristão transborda com o amor de Deus; ele vive no amor de Deus e o amor de Deus vive nele.
Na realidade, nós não podemos ser crentes de verdade sem ter amor por outros crentes (1Jo 2.9-11; 1Jo 5.1). Isso não significa que se deixar a desejar no amor a outro cristão, não somos verdadeiros crentes. Pode acontecer de um cristão ficar às vezes aquém do amor devido a um irmão ou irmã em Cristo. Mas João não está explicando exceções à regra – ele está descrevendo o parâmetro geral que o crente deve seguir. É natural para um verdadeiro amigo de Jesus amar outro amigo de Jesus. Paulo escreve: “No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar uns aos outros” (1Ts 4.9).
Jesus quer que amemos exatamente como ele ama (Jo 15.12,13). Claro que o nosso amor não pode ser na mesma escala do amor de Cristo - Ele morreu pelos pecados do mundo. Mas nós podemos amar da maneira que Ele ama. Podemos ser desprendidos e altruístas. Nós podemos ir além de um amor externo e amar com um amor que seja total e autodoador. O verdadeiro amigo de Jesus supre as necessidades dos outros (1Jo 3.14-17).


3. Uma Indicação Divina (João 15.15)

Outra característica dos amigos de Jesus é que eles haviam sido escolhidos por Deus e designados para uma posição de serviço. Normalmente as amizades dependem de escolhas mútuas. Mas uma amizade com Jesus Cristo começa pela iniciativa dele. Jesus escolheu doze homens para serem seus discípulos - eles não se apresentaram como voluntários. Lucas 6.13 registra: “... quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos”.
Jesus lembrou aos seus discípulos: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Mais adiante Ele lhes disse: “... não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (Jo 15.19). A palavra grega para “escolher” é tithemi e em diversos lugares do Novo Testamento ela é traduzida como “nomear” ou “ordenar” (1Co 12.28; 2Tm 1.11). Ou seja, Jesus escolheu um grupo de homens do mundo das trevas. Ele os salvou, os amou e os treinou. Ele os chamou de seus amigos. Então Ele os mandou de volta ao mundo para levar o Evangelho da salvação.
Assim, quando comunicamos o evangelho e uma pessoa responde recebendo Cristo, nós testemunhamos uma transformação operada pelo Espírito que vai durar por toda a eternidade. É tão diferente do descrente, aquele cuja vida se esvai sem um significado, dia após dia sem resultados eternos. A vida do cristão se estende por toda a eternidade porque o seu fruto permanece. Apocalipse 14.13 diz da morte em Cristo: “... que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

Conclusão:

As pessoas são amigas de Jesus Cristo ou são amigas do mundo. Amizade com o mundo é hostilidade para com Deus, Amizade com Jesus Cristo é intimidade com Deus. É companheirismo com a Trindade. É uma indizível alegria e glória completa. Tais bênçãos, se ainda não são suas, podem ser hoje. Mas você tem de se arrepender dos seus pecados, renunciar ao mundo e responder ao chamado de Cristo para ser o seu Senhor e Salvador - e seu amigo. Você realmente é um amigo de Cristo?

0 comentários:

Postar um comentário