quarta-feira, 13 de abril de 2011

A solução para um coração perturbado - Extraído do livro "Como ser crente em um mundo de descrentes" John MacArthur Jr


Foram sombrias as horas naquela noite antes do Senhor ser traído, maltratado, torturado e, por fim, crucificado. Em um lapso muito curto de tempo, o mundo dos onze discípulos iria desmoronar. Jesus, por quem eles haviam abandonado tudo, estava de partida. Seu amado Mestre, a quem eles haviam amado mais que a própria vida, aquele por quem eles tinham desejado morrer, os estava deixando. De fato, as dores já tinham começado. As implicações de tudo quanto Jesus tinha dito aos discípulos deve ter chocado suas mentes e em João 14 eles estavam indubitavelmente atordoados, perplexos, confusos e cheios de ansiedade.


Jesus é o Verdadeiro Consolador
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14.1)
Se há uma mensagem única e central em João 14.1-6 é que a base do consolo é a fé simples e confiante. Se você está descontente, preocupado, ansioso, atordoado, perplexo, confuso, a razão disso é que você não confia em Cristo como deveria.
A razão por que os discípulos estavam tão perturbados é que eles tinham começado a olhar para seus problemas e não pareciam capazes de depositar a sua confiança em Jesus. Assim nesses versos Ele os faz lembrar-se da importância de confiar nele.
Aqui estava o Pastor agonizante enfrentando a cruz e ainda confortando a ovelha que estaria dispersa e abandonada.

Nós podemos Confiar na Sua Presença
O que nosso Senhor realmente está dizendo em João 14.1 é: “vocês podem confiar em minha presença”. Ele se põe em um plano Igual a Deus: “Creiam em Deus, creiam também em mim”.
Jesus estava dizendo: “Crede em Deus, ainda que anão possam vê-lo. Crede também em mim”. “Continuem crendo”. “Sua fé em mim não pode diminuir só porque vocês não me verão”. “Eu ainda estarei presente com vocês”. Ele queria que os discípulos entendessem que embora Ele os estivesse deixando fisicamente, sua presença estaria com eles espiritualmente. Ele estava de partida, mas eles sempre tinham tido acesso a Deus – e isso não mudaria.
Todos nós vivemos em conflito, desapontamento e dor. Todavia, quaisquer que sejam os seus problemas, quaisquer que sejam as dificuldades, qualquer ansiedade ou perplexidade que você tenha, lembre apenas que o Senhor em pessoa está lá. De certo modo, é melhor do que se Ele estivesse visível, porque Ele não está limitado pelas restrições de um corpo físico. Ele pode estar onde quer que precisemos dele. Quando vivia aqui na terra Ele podia estar apenas em um lugar de cada vez. Agora Ele está à disposição de todos crentes em qualquer lugar (Rm 8.34).

Podemos Confiar nas Suas Promessas
Além da reafirmação da sua constante presença, Cristo fez aos discípulos algumas promessas maravilhosas: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (João 14.2). Jesus queria que eles soubessem que o objetivo dele não era enganá-los e que Ele não permitiria que fossem iludidos. Eles haviam acreditado, por exemplo, que o Messias seria um monarca conquistador, Ele lhes ensinou que primeiro teria de ser um servo sofredor (Isaías 53). Mas a esperança da eternidade no céu com Ele não era um conceito errado que precisasse de correção. De fato, Ele agora simpelsmente queria reafirmar para eles que a a expectativa de eternidade no seu reino não era uma vã esperança.
A tradução desse verso (“Na casa de meu Pai há muitas moradas”) tem dado a muita gente uma idéia errada. Muitos dos nosso hinos sobre o céu refletem a concepção errônea de que Ele está cheio de grandes mansões. Alguns parecem pensar que quando eles chegarem no céu serão saudados por um corretor de imóveis celestial, que lhes passará às mãos pequenos mapas com instruções de como chegar a mansão certa.
Entretanto, Jesus não estava falando sobre salas em conjuntos habitacionais ou mansões na encosta da colina, mas de um lugar de habitação que abrange a completa família de Deus. E haverá espaço suficiente para todos.

Nós Podemos Confiar na Sua Pessoa
“E vós sabeis o caminho para onde eu vou” (Jo 14.4)
Até esse ponto eles tinham resistido a qualquer idéia de sua partida. Agora eles não estavam certos de mais nada. Tomé provavelmente tenha falado pelos outros: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?
A resposta de Jesus é profunda: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Em outras palavras: “Vocês não precisam saber como chegar lá. Eu venho buscá-los”. É uma bela promessa.
O Senhor Jesus não mostra apenas a direção da casa do Pai -  Ele nos leva até lá. É por isso que a morte do cristão é uma experiência tão gloriosa.

Conclusão:
Cristo é tudo de que um homem ou uma mulher precisam. Tudo que Adão perdeu nós podemos recuperar em Jesus Cristo. Nós podemos confiar em sua presença, suas promessas e sua pessoa, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Nao há maior consolo do que esse em todo o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário