quinta-feira, 31 de março de 2011

Não andeis ansiosos!

j0401561
 Um dos problemas que mais prejudicam a vida humana é a ansiedade. A ansiedade tem sido uma marca registrada dos nossos dias. Você conhece alguma pessoa ansiosa? Tenho certeza que sim, afinal você já deve ter se olhado no espelho hoje.
A ansiedade provoca uma fenda, ela abre um abismo na alma, um buraco nas emoções, ela nos rasga ao meio produzindo um distúrbio existencial. Todos temos de admitir que a excessiva preocupação é uma tentação em nossas vidas.
Diante disto, Jesus ordenou que não sentíssemos ansiedade (Mt. 6.25). Podemos resumir dizendo que, a Ansiedade é tirar os olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias.
O cristão que age dessa forma está na verdade dizendo: “Deus, sei o que Tu dizes em Tua Palavra, mas não estou seguro de que possas me livrar disso.”
Jesus ilustra o cuidado providencial de Deus, com três observações sobre a natureza.


Deus Sempre Alimenta Suas Criaturas

Em Mateus 6.26 Jesus diz: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

As Aves do Céu
Posso imaginar o Senhor sentado no alto de um monte da Galiléia observando a outra margem do mar, a brisa crispando a superfície da água, o sol brilhando no céu. Já que aquela parte do Mar da Galiléia era conhecida como rota de pássaros migradores, Jesus talvez tenha visto uma revoada deles enquanto falava.
Ele deseja que pensemos nos pássaros. Notem: Os pássaros não se agrupam e dizem: “Temos de criar uma estratégia para continuarmos vivos”. Eles não possuem consciência ou capacidade para raciocinar. Entretanto, Deus lhes deu instinto ou capacitação divina para suprirem suas necessidades. Deus não apenas criou a vida; Ele também a sustenta.
Em Jó 38.41 e no Salmo 147.9 vemos que os filhotes de pássaros clamam para que Deus lhes mande comida.
  • Jó 38.41 – “Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer?”.
  • Salmo 147.9 – “... e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam”.

Jesus acrescenta também que, muito embora eles não semeiem, nem ceifem, ou ajuntem o excedente em celeiros, seu Pai Celestial ouve e provê seu alimento diário.
Isso, porém, não é uma desculpa para a preguiça.
Você jamais verá um pássaro em um galho de árvore com o bico bem aberto. Provavelmente você já tenha percebido que minhocas não caem do céu!
Deus alimenta os pássaros por meio do instinto que deu a eles e que estes usam para encontrar alimento, o que exige muito trabalho.
Estão sempre ocupados à procura de pequenos insetos, preparando seus ninhos, cuidando de seus filhotes, ensinando-lhes a voar, tirando-­lhes do ninho no tempo certo, migrando em bando nas estações, etc.
Todo esse trabalho deve ser feito se quiserem comer, mas nunca trabalham em demasia, somente o necessário. Nem mesmo em seus sonhos mais estranhos um pássaro diria: “Vou construir ninhos maiores. Vou estocar minhocas. Vou dizer a mim mesmo: ‘Pássaro, coma, beba e alegre-se’.” Os pássaros trabalham dentro dos desígnios divinos e nunca passam da conta.
É interessante que os pássaros engordam somente quando as pessoas os põem em gaiolas.
Os pássaros não ficam ansiosos para encontrar comida, apenas repetem sua tarefa diária até encontrá-la, o que acontece sempre, porque Deus está cuidando deles.
Eles não têm motivo algum para ficar ansiosos, sendo assim, por que razão você ficaria? Jesus ainda ilustra: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mt 10.29-31).
Aplicação:
  • Será que você não é muito melhor do que um pássaro?
  • Você sabia que nenhuma ave foi criada à imagem de Deus, ou destinada a ser co-herdeira com Jesus Cristo, ou tem um lugar preparado no céu?
  • Se Deus sustém a vida de um passarinho, não acha que Ele cuidará de você?
  • A vida é um dom de Deus. Se Ele nos dá o maior dom, ou seja, a própria vida, você não crê que Ele nos dará uma dádiva menor, sustentando-a?
  • Certamente Ele o fará, portanto não se preocupe. Tenha em mente, por certo, que, à semelhança do pássaro, temos de trabalhar, porque Deus ordenou que o homem ganhasse seu pão com o suor do seu rosto (Gn 3.19).
  • Se não trabalhamos, não temos o direito de nos alimentar (2Ts 3.10). Assim como Deus provê para os pássaros por meio do seu instinto, igualmente Ele o faz para o homem por intermédio de seu esforço.
Portanto, cada vez que você vir um pássaro, deixe que ele lhe sirva de lembrete para a copiosa provisão de Deus. Que isso afugente qualquer ansiedade que possa haver no seu coração.

0 comentários:

Postar um comentário