sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Você é a Obra-prima de Deus. Efésios 2.1-10


O experiente professor de Teologia, Harry Ironside[1], era uma pessoa extremamente inteligente. Certa feita, ele estava viajando em um bonde na cidade de Los Angeles quando uma senhora muito esquisita, muito estranha subiu no bonde e se sentou ao lado dele.
Ela usava lenços vermelhos na cabeça, vestia um manto e muitas lantejoulas na testa. Assim que ela se sentou, ela pediu a Ironside se ele gostaria de ter uma fortuna. Para isso, ela iria cobrar apenas U$ 5 dólares.

Ironside disse, “não é necessário que a senhora faça isso porque eu já conheço a minha fortuna, eu já sou rico. Além disso, eu tenho um pequeno livro em meu bolso que conta o meu passado, presente e futuro.”
Ela disse, “Você tem mesmo este livro?” “Sim”, ele disse, “e ele é absolutamente infalível. Deixe-me ler pra senhora.”
Ele tirou do bolso um Novo Testamento e a vidente ficou assustada. Ele abriu em Efésios 2 e disse, “Aqui está o meu passado.” Ele então leu os três primeiros versículos:

Efésios 2.1-3 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;  3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”


A vidente ficou nervosa e disse, “eu não quero mais ouvir isto.” Mas Ironside segurou suavemente a mulher pelo braço e disse, “Mas eu quero contar a você sobre o meu presente.” Então, ele leu os versículos de 4 a 6:

Efésios 2.4-6 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,  5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos,  6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”


“Isso já é o bastante”, disse a mulher, “eu não quero ouvir mais nada.” Mas, Ironside disse, “ainda está faltando sobre o meu futuro.” E ele leu o verso 7,

Efésios 2.7 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 

A vidente então saiu correndo, enquanto dizia, “eu abordei o homem errado! Eu abordei o homem errado!” (Adaptado de In the Heavenlies [Loizeaux Brothers], pp. 97-98).

O Pastor Ironside tinha razão: estes versículos revelam nosso passado, presente, e futuro espiritual.

No passado, nós estávamos mortos em nossos pecados, vivíamos para o nosso próprio prazer, completamente alienados do Deus vivo.
No presente, fomos misericordiosamente salvos pela graça de Deus e vivificados juntamente com Cristo e o próprio Deus nos fez assentar-se com Ele em lugares celestiais.
E no futuro, seremos troféus da riqueza da graça de Deus.


[1] Henry (Harry) Allen Ironside (1876-10-14 - 1951-01-15) era professor de Bíblia, pastor e autor no fim do século XIX e no início do século XX. Como escritor publicou vários folhetos de comentários da Bíblia. De 1916 até 1929, Ironside pregou quase 7.000 sermões para mais de 1.25 milhões de ouvintes.

0 comentários:

Postar um comentário