quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como ter um lar harmonioso? Efésios 5:20

Alguém definiu o lar como “o lugar onde recebemos o melhor tratamento e do qual mais nos queixamos”. Uma grande verdade! Tristemente, temos a tendência de realizar as mais duras críticas dentro de nossa casa com àqueles que mais amamos.
Certa feita um jovem conversando com o seu Pastor disse: - Meu pai só fala comigo para me dar bronca ou perguntar sobre minhas notas.

O que aquele pai negligenciava era o fato de que os filhos necessitam de carinho, e também, de motivação como qualquer ser humano. E nada melhor do que ouvir os mais belos elogios das pessoas mais importantes de nossa vida.
De acordo com os conselheiros matrimoniais, uma das principais causas de problemas conjugais é que os cônjuges não dão o devido valor um ao outro. Expressar nossa gratidão a Deus e uns pelos outros é um dos segredos do lar feliz, e é o Espírito Santo que nos concede a graça da gratidão.
De que maneira um coração agradecido promove a harmonia no lar? As pessoas verdadeiramente agradecidas têm consciência de que são enriquecidas pela vida dos outros, o que também é um sinal de humildade. O coração agradecido normalmente é humilde e reconhece de bom grado que Deus é a fonte de “Toda boa dádiva e todo dom perfeito” (Tg 1.17). Como o presente de Maria para Jesus em João 12, a gratidão enche a casa com seu bom perfume.
Não obstante, o apóstolo Paulo ordena a seus leitores que sejam gratos por todas as coisas em todo o tempo. É verdade que isto não é uma tarefa fácil. Tendo em vista que, na maioria das vezes a nossa felicidade está atrelada aos bens materiais que possuímos ou ainda vamos conquistar, e esse é um dos maiores erros do cristão. 
Essa exortação, por si mesma, mostra o quanto precisamos do Espírito Santo, pois jamais seríamos capazes de obedecer a esse mandamento com as próprias forças. Podemos, de fato, ser gratos em tempos de sofrimento, de decepção e até mesmo de tristeza profunda? Sim! Porém, somente com a ajuda do Espírito Santo. É importante lembrar que Paulo estava na prisão quando escreveu essas palavras e, no entanto, se mostrou agradecido por aquilo que Deus fazia na vida dele e em favor dele (Ef 1.16; 5.4, 20; Fp 1.3; CI 1.3, 12; 2.7; 3.17; 4.2).
A palavra gratidão tem origem no mesmo radical que a palavra graça. Ou seja, se experimentamos a graça de Deus, devemos ser gratos por aquilo que Deus nos concede. Se pensássemos mais sobre a graça de Deus, seríamos mais gratos.
Você já agradeceu a Deus hoje pelo seu lar?

0 comentários:

Postar um comentário