quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nossa riqueza espiritual - Efésios 1.3-14

Em 1998, uma revista americana trouxe em sua edição uma lista dos 40 americanos mais ricos da história. Havia 39 homens e uma mulher na lista. A mulher americana mais rica que já viveu era Hetty Green cuja fortuna quando morreu em 1916 foi calculada em $100 milhões de dólares.
Entretanto, Hetty Green era famosa não pela riqueza que possuía, porém pela forma mesquinha e avarenta que vivia. Ela comia mingau de aveia frio para não gastar gás de cozinha. Seu filho teve que amputar a perna, por que ela demorou tanto tempo para encontrar atendimento “gratuito” que o caso tornou-se incurável. Hetty Green era uma mulher rica e, no entanto, escolheu viver como mendiga.
Foi pensando em cristãos que vivem dessa forma que o apóstolo Paulo escreveu a Epístola aos Efésios.


Devemos entender que as verdadeiras riquezas vêm de Deus.
Em Efésios 1.3-14, o texto começa e termina com Deus (3-14). Ele é o enfoque central e último assunto do texto. Isto nos faz lembrar do propósito principal para nossas vidas. Nós existimos somente para Ele.

Devemos entender que os problemas que enfrentamos não podem tapar a nossa visão do reino celestial.
O apóstolo Paulo sabia que nada nesse  mundo pode se comparar com aquilo que nos espera. Podemos enfrentar dificuldades agora, mas precisamos entender que o nosso reino não é aqui, nosso reino é celestial.

Devemos entender que as riquezas do mundo não são nada comparadas com as riquezas celestiais.
A cidade de Éfeso era uma cidade riquíssima. Éfeso era a maior, mais rica e mais importante cidade da Ásia Menor.  Além disso, nessa cidade havia o templo da deusa Diana, um templo de idolatria e de muita riqueza. Todavia, em Cristo nós temos uma riqueza muito maior. Em Cristo temos tudo o que o dinheiro não pode comprar, e essas riquezas espirituais dão acesso a todos os bens da vasta criação de Deus.

Devemos assumir e colocar em prática o nosso papel de filhos de Deus.
O cristão atua em dois campos: o visível e o invisível. Em termos físicos, estamos na Terra, em um corpo humano, mas em termos espirituais, estamos assentados com Cristo na esfera celestial.
Portanto, os que crêem em Cristo encontram-se assentados nas regiões celestiais com Jesus Cristo, e essa é deve ser a base de nossa vida e poder.
Infelizmente, inúmeros cristãos vivem como Hetty Green: possuem riquezas ilimitadas à sua disposição e, no entanto, vivem como indigentes, pobres, mendigos espirituais.
Você já faz parte desse reino? Você já se considera um co-herdeiro em Jesus Cristo dessas bênçãos celestiais?

2 comentários:

  1. Grande Reverendo,

    Mais um post para fazer pensar...
    Creio que uma das grandes dificuldades hoje seja a confusão entre a riqueza verdadeira (espiritual) e a aparente (material).
    Em um mundo onde as pessoas são avaliadas pelo que tem e não pelo que são, não é difícil entender o motivo da confusão...
    É importante lembrar mais uma vez o apóstolo Paulo: "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação...tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." Fp 4:11-13.

    Wesley

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Rev. Deus continue a te abençoar.
    Um abraço e boas férias.
    Leonardo Gardioli

    ResponderExcluir